
Na manhã desta quarta (2), termômetros devem marcar mínimas de 10ºC. No sábado, temperaturas ficam entre 7ºC e 23ºC. Campinas terá máxima de 19°C nesta quarta-feira; veja previsão
A região de Piracicaba (SP) integra alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de perigo potencial de onda de frio intenso nas 18 cidades da área de cobertura do g1 até este sábado (5).
⚠️O aviso indica leve risco à saúde, com temperatura 5ºC abaixo da média por período de dois a três dias.
Nesta quarta-feira (2), as temperaturas ficam entre 10ºC e 21ºC em Piracicaba (SP). As mínimas devem ficar entre os 7ºC e 12ºC no período entre esta quinta (3) e sábado (5) na metrópole. As máximas não ultrapassam os 19ºC até esta sexta-feira (4), segundo previsão do Inmet.
Apesar do clima ameno, com manhãs geladas, a condição prevista no aviso ainda não se configura como onda de frio na região de Piracicaba até esta quinta-feira.
Região de Piracicaba tem alerta de perigo para onda de frio com mínimas de até 7ºC
Reprodução/Inmet
Amplitude térmica
A amplitude térmica, que é a diferença entre as maiores e menores temperaturas registradas na cidade no mesmo dia, também é comum no inverno, com oscilações de mais 15 graus durante o mesmo dia.
A condição não é prevista para esta quarta-feira (2) na região. Mas, nos próximos dias, as mínimas ficam na faixa dos 7ºC e as máximas podem alcançar os 23ºC em Piracicaba, por exemplo, entre esta sexta-feira e sábado, segundo o Inmet.
O pesquisador do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), Bruno Bainy, explica que essa é uma condição muito comum da estação.
🥶Menor temperatura do ano
Piracicaba (SP) registrou a menor temperatura mínima dos últimos 20 anos de medições do Posto Meteorológico Jesus Marden do Santos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Esalq.
Na manhã do dia 25 de junho, os termômetros marcaram 0,7ºC na Estação Convencional do campus da Universidade de São Paulo (USP) na cidade. Por volta das 6h30 da mesma data, a cidade fazia 1ºC no centro de monitoramento da instituição.
Gramadão do setor de Máquinas Agrícolas da Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ em Piracicaba amanhece com geada.
Áureo Santana/ Departamento de Biosistemas da Esalq/USP
📲 Participe do canal do WhatsApp do g1 Piracicaba
❄️No topo do ranking das temperaturas mínimas mais baixas, o segundo registro fica para junho de 2011, quando a cidade marcou 0,8ºC na Posto da Esalq. Marca que também chegou a ser atingida nesta quarta-feira (25), em outra estação de medição da cidade.
Essa foi a menor temperatura mínima de 2025 na cidade, segundo o Departamento de Biossistemas da universidade.
Previsão do tempo
Quarta-feira (2)
Mínima de 12ºC
Máxima de 19ºC
Quinta-feira (3)
Mínima de 12ºC
Máxima de 19ºC
Sexta-feira (4)
Mínima de 10ºC
Máxima de 20ºC
Sábado (5)
Mínima de 7ºC
Máxima de 23ºC
Domingo (6)
Mínima de 8ºC
Máxima de 20ºC
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba