Obras no Metrô BH vão melhorar trepidação e ruídos nas viagens

O Metrô BH iniciou, no último sábado (28), a terceira fase das obras de revitalização da Linha 1 do sistema metroviário da capital mineira. Conforme o projeto, estão previstas alterações no trecho entre as estações Santa Tereza e Horto até o próximo domingo (6). Em contrapartida, segundo a concessionária, as reformas na linha férrea vão melhorar a trepidação dos vagões e os ruídos nas viagens.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

As obras ocorrem de forma ininterrupta, 24 horas por dia, abrangendo o período diurno, noturno e de madrugada, o que exige adaptações nos intervalos dos trens e na dinâmica das viagens. Em contrapartida, conforme o Coordenador de Manutenção do Metrô BH, Elter Ribeiro, a revitalização vai proporcionar melhorias para o usuário:

“Vai ter mais qualidade e conforto, mas é mais do que isso. Vai eliminar a trepidação do trem e o ruído, e a questão da confiabilidade do sistema. A engenharia vai poder, no futuro, fazer novas pesquisas da qualidade do que a gente está colocando no sistema agora”, disse o coordenador.

De acordo com o Elter Ribeiro, as obras incluem a troca de toda a grade ferroviária, “composta da pedra britada, que é o lastro, dos dormentes de concreto, que são as fixações, e dos trilhos”, explicou.

Veja como fica a operação do metrô durante a obra:

Finais de semana (05/07, 06/07): 

  • O intervalo entre as viagens será de 24 minutos, durante todo o dia.

Dias úteis – horários de pico

  • Baldeação na Estação Horto nos dois sentidos.
  • Da Estação Vilarinho à Estação Horto, o intervalo entre os trens será de 15 minutos.
  • Da Estação Eldorado à Estação Santa Efigênia, o intervalo entre os trens será de 7,5 minutos. Se o cliente precisar ir além da estação Santa Efigênia, o intervalo entre os trens será de 15 minutos.
  • Atenção: para possibilitar o intervalo de 7,5 minutos de Eldorado à Santa Efigênia, da Estação Eldorado, haverá tanto trens com destino à Estação Santa Efigênia, quanto trens com destino à Estação Horto. Os clientes devem observar o letreiro, acima do parabrisa dos trens, antes de embarcar. Além disso, avisos sonoros e colaboradores do Metrô BH estarão presentes para orientar em qual composição os clientes deverão embarcar. 
  • Na estação Santa Tereza, os trens irão passar em uma só via e é necessário que os clientes verifiquem a direção das composições antes de embarcar.

Dias úteis – demais horários

  • O intervalo entre as viagens será de 24 minutos. 
  • Não haverá baldeação.

A escala normal dos trens, fora dos dias de obras, é de 7,5 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários dos dias úteis. Nestes casos, o pico é considerado das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h. Aos sábados, o intervalo tradicional é de 7,5 minutos das 06h às 08h30 e de 15 minutos após o horário. Aos domingos, a espera entre viagens é de 15 minutos durante todo o dia.

Obras

A revitalização e modernização das estações da linha 1 (Vilarinho-Eldorado) estão previstas no contrato de concessão do serviço. O projeto deve ser concluído até 2026. Ao mesmo tempo, a concessionária que administra o sistema constrói a linha 2, entre as regiões Oeste e Barreiro. A expectativa é que as primeiras estações sejam entregues em 2026 e a linha inicie operação total em 2028.

O novo trecho terá 10,5 km de extensão e sete novas estações. São elas: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.

O post Obras no Metrô BH vão melhorar trepidação e ruídos nas viagens apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.