
No entanto, segundo os meteorologistas, a capital e as cidades da Grande SP devem ter frio abaixo da média do inverno dos últimos anos. As máximas não passam de 18°C a 21°C. Previsão do tempo para os próximos dias na cidade de São Paulo.
Reprodução/TV Globo
O frio que atinge o estado de São Paulo deve continuar no fim de semana e na próxima semana, segundo a previsão dos meteorologistas da Climatempo.
A capital paulista e as cidades da Grande SP devem apresentar temperaturas mínimas entre 10°C e 11°C pelo menos até a segunda-feira (7). Essas mínimas são um pouco abaixo da média de 12,8°C registrada nos últimos anos.
Já a previsão é que a temperatura máxima desses dias também fique abaixo da média para essa época do ano. Até segunda (7), a expectativa é que as temperaturas máximas oscilem entre 18°C e 20°C.
Nesta quinta (3), as temperaturas não devem ultrapassar os 14°C. A previsão é de dia chuvoso e há risco de trovoadas.
Segundo os meteorologistas, a chuva deve dar trégua na Grande SP a partir de sexta-feira (4), mas o frio intenso continua no fim de semana.
Abaixo, veja a previsão do tempo para SP, segundo a Climatempo:
Quinta-feira (3):
Temperatura mínima: 11°C
Temperatura máxima: 14°C
Sexta-feira (4)
Temperatura mínima: 11°C
Temperatura máxima: 18°C
Sábado (5)
Temperatura mínima: 10°C
Temperatura máxima: 22°C
Domingo (6)
Temperatura mínima: 11°C
Temperatura máxima: 19°C
Segunda-feira (7)
Temperatura mínima: 11°C
Temperatura máxima: 20°C
Apesar de as temperaturas continuarem caindo ligeiramente nas madrugadas, a massa de ar polar não vai configurar uma onda de frio em São Paulo. Para isso, é necessário que os termômetros fiquem ao menos 5 °C abaixo da média por três a cinco dias consecutivos — o que não deve acontecer.
“[Essa massas de ar polar] deve ser menos intensa do que a primeira do inverno. Isso porque a massa de ar polar que está avançando agora tem menor força e alcança uma área mais limitada do país”, explica o meteorologista César Soares, da Climatempo.
Tarde mais fria do ano
Pedestres enfrentam o frio na Avenida Paulista
CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Na quarta-feira (2), a cidade de São Paulo registrou a tarde mais fria do ano. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média da temperatura foi de 12,3°C na estação meteorológica do Mirante de Santana, na Zona Norte.
Esta estação é a principal do Inmet na capital paulista e serve de referência para monitorar oficialmente os picos de temperatura.
A última vez que o Inmet registrou tanto frio durante a tarde na capital paulista foi em agosto de 2020. Na ocasião, ainda durante a pandemia da Covid, o termômetro da mesma estação marcou 9,3ºC, às 15h.
Operação Baixas Temperaturas
Na terça, a Prefeitura de São Paulo reativou as 10 tendas da Operação Baixas Temperaturas. A ideia é oferecer atendimento à população mais vulnerável nas cinco regiões da cidade durante a época mais fria do ano.
Na onda de frio mais recente, o esquema da prefeitura realizou, entre os dias 23 e 26 do mês passado, 87.460 atendimentos.
As tendas são acionadas quando a temperatura atinge 13 °C. As tendas funcionam das 18h à 0h e oferecem alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água, além de cobertores.
Endereços das tendas
Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
Região Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
Região Norte: Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
Região Leste: Guaianases (Rua Capitão Pucci, 38), Itaquera (Av. Musgo de Flor com Av. Imperador, sob o viaduto Jacu-Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
Região Oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)
Campanha do Agasalho da Cruz Vermelha quer atender 70 mil pessoas em vulnerabilidade no estado