Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos.
Hugo Calderano – Mesatenista
Calderano, que tem cidadania portuguesa, precisaria somente informar a sua entrada nos Estados Unidos através do Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA, em inglês), já que os países da União Europeia fazem parte do Programa de Isenção de Visto. No entanto, ele acabou informado que não estava mais elegível.
Leia Também:
Hugo Calderano consegue revanche das Olimpíadas e vence o WTT
Hugo Calderano e Bruna Takahashi chegam à final do WTT tênis de mesa
Hugo Calderano luta, mas fica com a prata do Mundial de Tênis de Mesa
De acordo com a assessoria de Hugo, foram feitas tentativas para obter visto regular emergencial, mas sem sucesso. Em grande fase na carreira, o brasileiro conseguiu resultados expressivos em 2025. Foi campeão da Copa do Mundo e do WTT da Eslovênia, além de medalha de prata no Campeonato Mundial.