Conheça as cidades mais felizes do Brasil; Salvador está na lista

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) realizou o ranking das cidades brasileiras mais felizes em 2025. A pesquisa publicada anualmente, é baseada no modelo do World Happiness Report (WHR), e utiliza uma metodologia que combina dados objetivos com variáveis subjetivas de bem-estar e adapta os critérios que determinam a qualidade de vida nas principais nações do mundo à realidade brasileira.Além de identificar os municípios com os melhores indicadores sociais, o estudo tem o objetivo de revelar os territórios onde as pessoas efetivamente vivem com mais satisfação, segurança e equilíbrio.

Leia Também:

Esses são os 7 voos internacionais que conectam Salvador ao mundo

Salvador? Recife? Saiba qual capital eleita a melhor para viver no Nordeste

Salvador volta a ter voo direto para o Panamá após anos; saiba quando

Entre os principais parâmetros analisados estão: PIB per capita, expectativa de vida saudável, apoio social, liberdade para fazer escolhas de vida, generosidade e percepção de corrupção.Esses fatores foram analisados a partir do contexto brasileiro com o suporte de dados do IBGE, do Atlas Brasil, da PNAD Contínua, do Ministério da Saúde e de pesquisas de opinião como a Consulta de Bem-Estar Municipal (CBEM).O ranking apresenta 50 cidades, a maioria das regiões Sul e Sudeste. Na região Nordeste apenas 3 cidades aparecem na lista, com destaque para Salvador, que aparece no 22º lugar geral, com nota final 7,29/10Confira cidades brasileiras mais felizes com base nos critérios da ONU1. Joinville (SC) – Nota final: 8,91/10Conhecida como a “Cidade das Flores”, a também maior cidade de Santa Catarina combina tradição cultural com desenvolvimento industrial. Joinville abriga a única filial da Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia e tem uma economia forte e diversificada. A cidade também oferece qualidade de vida elevada, infraestrutura urbana eficiente e um ambiente propício para negócios e cultura.

Joinville realiza anualmente a tradicional Festa das Flores

|  Foto: Reprodução

2. São José dos Campos (SP) — Nota final: 8,85/10Situada no Vale do Paraíba, a cidade é um polo tecnológico e industrial e conta com importantes centros de pesquisa e empresas de alta tecnologia. São José dos Campos se destaca por sua infraestrutura urbana, qualidade dos serviços públicos e iniciativas voltadas para a sustentabilidade, e assim proporciona uma elevada qualidade de vida aos seus moradores.

São José dos Campos é conhecida como polo tecnológico e abriga grandes fábricas multinacionais

|  Foto: Wilson Neves de Miranda/Flickr/Wikimedia

3. Curitiba (PR) — Nota final: 8,84/10A capital paranaense é referência em planejamento urbano e sustentabilidade. A cidade implementou o sistema de transporte BRT, que se tornou modelo internacional, e investe continuamente em áreas verdes e projetos ambientais. Com uma população engajada e políticas públicas inovadoras, Curitiba oferece uma das melhores qualidades de vida do país.

Jardim Botânico em Curitiba é um dos principais pontos turísticos da ciadade

|  Foto: Hicham El Banine / Wikimedia / Divulgação

4. Gavião Peixoto (SP) — Nota final: 8,79/10Localizada no interior paulista, a cidade de 5 mil habitantes destaca-se pela presença da Embraer, que impulsiona a economia local. Gavião Peixoto apresenta baixos índices de violência, serviços públicos eficientes e uma comunidade coesa, o que reflete nos altos níveis de bem-estar e qualidade de vida.

Gavião Peixoto (SP) se destaca por abrigar uma fábrica da Embraer e pela qualidade de vida

|  Foto: Divulgação / Gavião Peixoto

5. Maringá (PR) — Nota final: 8,78/10Conhecida pelo eficiente planejamento urbano, e extensa arborização, que lhe conferem o título de “Cidade Verde”. Maringá tem uma economia diversificada, além do forte compromisso com a sustentabilidade, a cidade apresenta altos índices de qualidade de vida, saúde e segurança, e por isso é considerada uma das melhores para se viver no Brasil.

Maringá é conhecida pela qualidade de vida e compromisso com sustentabilidade

|  Foto: O Silmarillion/Wikimedia

6. Vinhedo (SP) — Nota final: 8,68/10Situada no interior de São Paulo, a cidade é reconhecida por sua qualidade de vida e infraestrutura urbana. Vinhedo destaca-se pela presença de áreas verdes, eventos culturais como a Festa da Uva e é também um ambiente propício para o turismo rural e enoturismo.

Vinhedo é conhecida pela Festa da Uva e pelo enoturismo

|  Foto: Reprodução

7. Campinas (SP) — Nota final: 8,64/10Um dos principais polos tecnológicos do Brasil, abriga instituições renomadas como a Unicamp e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Campinas investe em inovação e sustentabilidade, exemplificada pelo projeto do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), que visa integrar pesquisa, tecnologia e qualidade de vida. A cidade tem uma economia diversificada e infraestrutura robusta e se destaca como um centro de excelência no interior paulista.

Centro de Campinas em São Paulo, cidade é conhecida como um dos principais polos tecnológicos do Brasil

|  Foto: Prefeitura Campinas/ Divulgação

8. Florianópolis (SC) — Nota final: 8,52/10Conhecida como “Ilha da Magia”, a cidade é famosa por suas praias deslumbrantes e qualidade de vida. A capital de Santa Catarina lidera rankings de segurança e é considerada uma das melhores para se viver no Brasil. Com investimentos em mobilidade urbana e sustentabilidade, Florianópolis equilibra desenvolvimento urbano com preservação ambiental.

Vista da região central de Florianópolis a partir do Morro da Cruz

|  Foto: Oscar Fava / Wikimedia

9. Brasília (DF) — Nota final: 8,51/10A capital federal combina arquitetura modernista com amplas áreas verdes. A cidade oferece elevados padrões de saúde, educação e segurança, além de uma rica diversidade cultural. Com uma população engajada e políticas públicas voltadas para o bem-estar, Brasília está entre as cidades mais felizes do país.

Eixo Monumental visto a partir da Torre de TV, em Brasília

|  Foto: Artur Dias / Wikimedia

10. São Caetano do Sul (SP) — Nota final: 8,41/10Situada na região metropolitana de São Paulo, a cidade é reconhecida por seu alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e renda per capita. Com infraestrutura urbana de qualidade, baixos índices de violência e elevados níveis de educação e saúde, São Caetano do Sul oferece um ambiente propício ao bem-estar de seus habitantes.

São Caetano do Sul (SP) é reconhecida pela infraestrutura urbana de qualidade

|  Foto: Lukaaz / Wikimedia

Cidades da região Nordeste no rankingSalvador (BA) — Nota final: 7,29/10No 22º lugar do ranking, está a capital baiana que se destacou por sua qualidade ambiental, ocupando a quarta posição nacional e liderando entre as capitais nordestinas, com índice de 73,61. A cidade combina belezas naturais, como praias e áreas verdes, com investimentos em infraestrutura urbana e serviços públicos, além de promover um ambiente propício ao bem-estar dos seus habitantes.

Pelourinho, é um dos principais pontos turísticos de Salvador

|  Foto: Shirley Stolze / Ag. A TARDE

Recife (PE) — Nota final: 7,56/10Em 13º na posição geral, a capital de Pernambuco aparece como uma das cidades mais vibrantes do Nordeste, além de ser reconhecida por sua infraestrutura robusta e investimentos constantes em inovação e tecnologia. Apesar da cidade ocupar a 21ª posição entre as capitais brasileiras em termos de qualidade de vida, Recife se destaca por seu sistema de saúde eficiente, setor educacional em constante evolução e uma cena cultural diversificada. Projetos como o “Todos Pelo Recife” buscam envolver a população na construção de políticas públicas, visando melhorias contínuas na qualidade de vida dos recifenses.

Rua da Aurora em Recife

|  Foto: Guilherme Jofili / Wikimedia

João Pessoa (PB) — Nota final: 7,37/10Em 20º posição aparece a capital da Paraíba, que lidera o ranking de qualidade de vida em 2025, destaca-se como a melhor cidade para se viver no Brasil. Conhecida por suas praias deslumbrantes e áreas verdes, a cidade alia beleza natural a uma infraestrutura urbana eficiente. Comprometida com a sustentabilidade, João Pessoa investe em transporte público, ciclovias e programas ambientais, e consolidando-se como um modelo de desenvolvimento urbano equilibrado.

Centro histórico de João Pessoa

|  Foto: Rogerio / Wikimedia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.