A seleção brasileira feminina de basquete está novamente na final da AmeriCup. Na noite deste sábado (5), as brasileiras deram show em Santiago, no Chile, ao vencer a Argentina por 108 a 68, garantindo a vaga na grande decisão do torneio continental. O confronto final será neste domingo (6), às 21h10 (horário de Brasília), contra os Estados Unidos.
O duelo reedita a final do ano passado, quando o Brasil venceu as norte-americanas por 69 a 58 no México e conquistou o hexacampeonato. Com seis títulos, a seleção brasileira é a maior campeã da competição, que reúne as melhores equipes das Américas desde 1989.
Além do título, a final também vale uma vaga direta para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada em Berlim, na Alemanha. Caso fique com o vice, o Brasil ainda terá que encarar um torneio classificatório organizado pela Federação Internacional de Basquete (Fiba).
Brasil x Argentina
Na vitória sobre as argentinas, o grande nome da partida foi a jovem ala-armadora Bella Nascimento, de 22 anos. Nascida nos Estados Unidos e filha de mãe capixaba, Bella brilhou ao marcar 22 pontos, sendo 18 em arremessos de três pontos.
As pivôs Kamilla Cardoso e Damiris Dantas, que atuam na WNBA por Chicago Sky e Indiana Fever, também foram fundamentais, com 16 pontos cada uma. Entre as jogadoras da Liga de Basquete Feminino (LBF), destaque para Thayná Silva, do Sampaio Corrêa, que contribuiu com 11 pontos e nove rebotes.
Invicto até aqui, o Brasil venceu os seis jogos que disputou na AmeriCup. Na primeira fase, passou por Argentina, Canadá, República Dominicana e El Salvador. Nas quartas, eliminou o México e, na semifinal, voltou a enfrentar as argentinas, desta vez com ainda mais autoridade.
Comandada pela técnica norte-americana Pokey Chatman, a equipe brasileira vai em busca do sétimo título continental e, de quebra, da vaga direta no Mundial.
Com Agência Brasil
O post Brasil vence a Argentina e enfrenta os EUA na final da Copa América Feminina de Basquete apareceu primeiro em BHAZ.