VÍDEO: turista é resgatado de helicóptero no Pico da Bandeira


Homem de Minas Gerais de 41 anos visitava o local pela primeira vez teve fata de ar e hipotermia. Local turístico em Dores do Rio Preto, no Sul do Espírito Santo, tem 2.892 metros e é o terceiro ponto mais alto do Brasil. Turista mineiro é resgatado de helicóptero após passar mal no Pico da Bandeira
Um turista mineiro de 41 anos foi resgatado de helicóptero após passar mal no topo do Pico da Bandeira, em Dores do Rio Preto, no Sul do Espírito Santo, na manhã de sábado (5). Vídeos (veja acima) mostram o momento em que a equipe do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) se aproxima da pedra para socorrer o homem enquanto um grupo observa o resgate.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O Pico da Bandeira possui 2.892 metros e é o terceiro ponto mais alto do Brasil. O local fica no Parque Nacional do Caparaó e costuma registrar baixas temperaturas. Esse ano cachoeiras já congelaram em trilhas que dão acesso ao topo e turistas fizeram bonecos de neve com termômetros a -7 Cº.
O guia turístico Enos Cortez contou que acompanhava um grupo de onze pessoas que realizavam a subida no Pico da Bandeira quando o homem passou mal.
Turista de 41 anos é resgatado de helicóptero após passar mal no alto do Pico da Bandeira, no Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
O turista de Montes Claros realizava o passeio pela primeira vez. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Pronto Atendimento de Guaçuí.
LEIA TAMBÉM:
ES e MG criam travessia para colocar o Caparaó no cenário internacional do turismo de aventura
Açougue, cemitério e Pico da Bandeira: no mês das noivas, confira ensaios inusitados feitos no ES
Parque Nacional do Caparaó: montanhismo, cachoeiras e paisagens deslumbrantes; veja guia para visitar local
De acordo com o Notaer, a equipe foi acionada pelo Corpo de Bombeiros para transportar a vítima até a sede do município. O turista, que não teve o nome divulgado, estava com falta de ar e hipotermia.
O homem teve alta no mesmo dia e voltou para a cidade onde mora. O g1 não conseguiu contato com a família do turista.
Homem é resgatado de helicóptero no alto do Pico da Bandeira após passar mal
Subida difícil e com baixas temperaturas
Localizado na Serra do Caparaó, na divisa entre os estados de Espírito Santo e Minas Gerais, o Parque Nacional do Caparaó é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil.
Criado em 24 de maio de 1961 por meio de decreto, o local abriga o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude, além de cachoeiras, piscinas naturais e paisagens deslumbrantes da região.
O Parque Nacional do Caparaó abrange um território de aproximadamente 31,8 mil hectares, sendo que 80% da área está no Espírito Santo.
Pico da Bandeira, no Parque Nacional do Caparaó, no Espírito Santo, está na lista do projeto da Travessia dos 7 Cumes
Reprodução/ TV Gazeta
Para subir até os picos, o guia de ecoturismo Douglas Alves disse ainda que precisa de um certo preparo físico.
“A trilha do Pico da Bandeira é difícil porque tem altitude. Então, exige muito esforço e eleva muito a frequência cardíaca da pessoa. Para quem deseja subir, é importante que comece a praticar algum exercício, fazer trilhas menores para preparar o corpo melhor”, disse o guia.
O guia também reforçou que por causa das baixas temperaturas principalmente no inverno, alguns itens são indispensáveis para quem quiser encarar a subida como botas e roupas adequadas, gorro, meia e luvas de lã e uma mochila cargueira para itens pessoas e de emergência.
O Parque Nacional do Caparaó está aberto à entrada pública durante todo o ano, das 7h às 17h30, de terça a domingo, mas é necessário fazer agendamento pela internet. Nas segundas, o parque fecha para manutenção e as portarias são abertas somente para saída dos visitantes que pernoitaram nos acampamentos no domingo.
Horários de entrada para visitas:
Com acampamento: das 7 às 17h (terça a sexta) e das 7 às 14h (finais de semana e feriados)
Sem acampamento: das 7 às 17h30
“Bate-e-volta” ao Pico da Bandeira (retorno no mesmo dia): até 8h30
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.