
Mercado de obras está aquecido, mas falta mão de obra qualificada para atender a demanda. Construção Civil registra escassez de mão de obra em Santarém
Divulgação/Sinduscon
Santarém vive um excelente momento no setor da construção civil com diversas obras em andamento e outras prestes a começar. Há muitas ofertas de vagas para diversas funções nos canteiros de obras, mas está faltando mão de obra qualificada no município.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
“Nós estamos precisando de muita gente para trabalhar, a mão de obra está escassa em Santarém. Hoje a gente tem muita obra em Santarém que está precisando de pessoas qualificadas, como pedreiro, carpinteiro, montador de andaime, encanador, e nós não temos. Estamos importando pessoas que vêm de São Luís, vêm de Fortaleza, vêm da Bahia, pessoal de Belo Horizonte está em peso em Santarém. Então a gente está preocupado com essa situação”, informou o presidente do Sindicato da Construção Civil, José Maria Viana.
Para qualificar mão de obra local, o Sindicato da Construção Civil está promovendo cursos gratuitos para: pedreiro, carpinteiro, armador, encanador, montador de andaime, entre outras funções. O objetivo é ter sempre profissionais qualificados para atender a demanda crescente de obras civis em Santarém e outros municípios da região.
“A gente está fazendo curso gratuito no sindicato, pra ver se a gente supre essa demanda de mão de obra que está tendo em Santarém. Independentemente disso aí, a gente tem a obra do Hospital Materno-Infantil que vai recomeçar e, no mínimo, vai precisar de umas 150 pessoas, a mão de obra deles é muito grande, então a gente está na expectativa. Tem também o estádio Colosso do Tapajós que hoje está com mais de 200 pessoas e está precisando de gente para trabalhar, então a gente vai qualificar essas pessoas e colocar no mercado de trabalho”, destacou José Maria Viana.
Os salários são bem atrativos. O salário-base da categoria é de R$ 2.173. Mas de acordo com o Sindicato da Construção Civil, em razão da escassez de mão de obra qualificada, tem muita empresa pagando acima do piso quando aparece um profissional qualificado.
Para fazer os cursos ofertados pelo Sindicato da Construção de Santarém, basta ir até a sede da entidade que fica localizada na avenida Curuá-Una entre Ismael Araújo e Marabá, no bairro Santíssimo. Quem já tem qualificação e em busca de vaga no mercado da construção, pode levar o currículo até à sede da entidade para encaminhamento às empresas que estão contratando.
*Colaborou Alcindo Lima, da Rádio 94FM
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região