Madeireiras de MT registram mais de 390 acidentes e 9 mortes; empresas são alvos de fiscalização


Nos últimos três anos, cerca de 400 empresas já foram notificadas por descumprimento das normas de saúde e segurança. Operação multou madeireiras ilegais e apreendeu 130 toras de castanheira na região de União do Sul, em Mato Grosso
Ibama/MT
Empesas madeireiras de Mato Grosso registraram mais de 390 acidentes e nove mortes entre 2022 e este ano. Nessa segunda-feira (7), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MT) anunciou que será feita uma fiscalização presencial nas empresas do setor a partir de agosto.
Segundo o Ministério de Trabalho, as mortes por acidentes foram registradas entre 2022 e 2024. Neste ano, não constam registros de óbito. Veja abaixo a quantidade de acidente por ano no setor madeireiro:
Ano 2022 – 103 funcionários
Ano 2023 – 120 funcionários
Ano 2024 – 109 funcionários
Ano 2025 – 58 funcionários
Ao longo desses anos, cerca de 400 empresas já foram notificadas por descumprimento das normas de saúde e segurança em diversos municípios, como Sinop, Alta Floresta, Sorriso, Juína e Aripuanã.
O Ministério informou que o número de acidentes pode ser maior que os já registrados. Agora, o processo de fiscalização terá como objetivo verificar o cumprimento das normas de segurança dentro do setor.
Exigências e punições
O Termo de Compromisso do Ministério do Trabalho inclui regras rigorosas, como:
Sistemas de segurança em áreas de risco;
Dispositivos de parada de emergência;
Proibição de instalações elétricas inadequadas;
Procedimentos específicos para operação de máquinas;
Identificação de riscos no transporte e descarga de toras.
As empresas também deverão realizar manutenções com profissionais qualificados, instalar sinalização de segurança e fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
As adequações têm prazo até o fim de julho, e o descumprimento pode gerar infrações e levar o caso à Advocacia-Geral da União (AGU) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.