Teresina divulga classificados no Minha Casa Minha Vida; confira se seu nome está na lista

A Prefeitura de Teresina divulgou nesta terça-feira (9) a lista oficial dos candidatos classificados no programa Minha Casa, Minha Vida, etapa referente ao atual edital de 2025. A relação contempla 48.001 inscrições válidas, resultado de uma triagem rigorosa feita com base nos dados do Cadastro Único (CadÚnico).

Dos mais de 102 mil inscritos inicialmente, mais de 50 mil inscrições foram invalidadas por inconsistências no cadastro ou ausência no CadÚnico.

Como consultar se foi classificado

Para saber se foi classificado, o candidato deve acessar o mesmo portal onde realizou a inscrição: mcmv.pi.gov.br. Lá, é possível visualizar o status da inscrição com ícones que indicam cada etapa: inscrição, validação, classificação e hierarquização.

Conforme explicou Mariane Evangelista, assessora técnica da SEPLAN (Secretaria Municipal de Planejamento), os nomes classificados nesta fase estão aptos para a próxima etapa: hierarquização que acontece entre os dias 10 e 23 de julho.

Entenda o que é a hierarquização

A hierarquização é a etapa que define a ordem de prioridade dos classificados com base em critérios de vulnerabilidade social previstos pela portaria do Ministério das Cidades. Entre os 10 critérios utilizados estão:

  • Ser mulher chefe de família;

  • Ter pessoas com deficiência na composição familiar;

  • Ter idosos ou menores de idade na família;

  • Situação de aluguel, coabitação ou violência doméstica.

Apenas 100 famílias serão contempladas neste edital, sendo que mais 30% (30 famílias) ficarão em lista de reserva, caso haja desistência ou reprovação na análise final feita pela Caixa Econômica.

Entrega de documentação e análise da Caixa

Os selecionados na hierarquização deverão entregar documentação básica entre os dias 1º e 8 de agosto. Essa documentação inclui, por exemplo, laudo médico para pessoas com deficiência, comprovantes de renda e identidade.

Após isso, os dados serão enviados para a Caixa Econômica Federal, que fará uma nova checagem em bancos de dados federais antes da assinatura do contrato habitacional.

Desclassificados podem recorrer

Quem não foi classificado pode entrar com recurso entre os dias 28 e 29 de julho, diretamente na Secretaria de Planejamento. Contudo, a principal causa das desclassificações foi a ausência no CadÚnico ou irregularidades no cadastro, o que pode dificultar a reversão.

A análise dos recursos será feita nos dias 30 e 31 de julho, e uma nova lista será divulgada até o fim do mês, indicando quem deverá entregar a documentação para o envio à Caixa.

E quem ficou de fora?

Mesmo quem não for contemplado com uma das 100 casas neste edital permanece no cadastro habitacional da cidade. Essas pessoas poderão participar de futuros editais, inclusive de um novo ciclo previsto para o final de 2025 ou início de 2026.

Segundo Mariane Evangelista, há possibilidade de mais 2.000 novas unidades habitacionais serem ofertadas em breve, com propostas já em andamento.

Sistema apresenta instabilidade

A Prefeitura reconheceu que o sistema pode apresentar lentidão devido ao grande número de acessos simultâneos, mas reforçou que o site ficará disponível até o final de julho para consultas.

O post Teresina divulga classificados no Minha Casa Minha Vida; confira se seu nome está na lista apareceu primeiro em O Petróleo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.