Aluguel em Belo Horizonte tem primeira queda após 30 meses de alta

O mercado de aluguel residencial de Belo Horizonte registrou, em junho, a primeira queda no preço médio após 30 meses consecutivos de valorização. O dado é do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, que apontou um recuo de 0,91% em relação a maio. O valor médio do metro quadrado na capital mineira passou a ser R$ 41,29.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

A última variação mensal negativa havia sido registrada em novembro de 2022. Mesmo com a queda pontual, o índice ainda acumula alta de 13,41% nos últimos 12 meses.

No primeiro semestre de 2025, o preço dos aluguéis na cidade subiu 7,64%. Esse percentual representa a menor variação semestral desde 2021. Nos primeiros seis meses de 2022 e 2023, os aumentos foram de 12,77% e 17,56%, respectivamente. Em 2024, a alta semestral foi de 7,94%.

Segundo Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar, o semestre marcou o fim do mais longo ciclo de valorização já registrado pelo índice na cidade. Os próximos meses devem indicar se o movimento aponta para uma estabilização de preços.

A queda no índice foi puxada principalmente pela desvalorização dos imóveis de um dormitório, com recuo de 2,82%. Os imóveis de dois e três dormitórios também apresentaram queda nos preços, de 0,42% e 0,63%, respectivamente.

Mesmo com a redução no preço médio, a margem de negociação para inquilinos segue limitada. Em junho, o desconto médio obtido nas transações foi de 2%, um recuo de 0,1 ponto percentual em relação a maio. Esse é o segundo menor índice de desconto da série histórica, o que indica manutenção da demanda.

Bairro Luxemburgo lidera preços em BH

O levantamento também mostrou mudança na liderança dos bairros com aluguel mais caro da cidade. Em junho, o bairro Luxemburgo, na região Centro-Sul, registrou o maior valor médio, com metro quadrado a R$ 68,70.

A localidade superou outras regiões como Savassi, Lourdes, Anchieta e Barro Preto. No primeiro semestre de 2025, Luxemburgo acumulou alta de quase 60% no valor dos aluguéis.

Bairros com aluguel mais caro em Belo Horizonte

  1. Luxemburgo
  2. Anchieta
  3. Lourdes
  4. Barro Preto
  5. Savassi
  6. Santo Agostinho
  7. Funcionários
  8. Santa Efigênia
  9. São Pedro
  10. Buritis

Bairros que desvalorizaram nos últimos meses

O Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb apresenta também os bairros que apresentaram desvalorização nos últimos três meses, o que, segundo os pesquisadores, ajuda a identificar mudanças recentes e agir de forma mais assertiva na hora de alugar um imóvel.

Nos meses entre abril e junho, o bairro Estoril, na região Oeste, é o bairro que apresentou maior desvalorização – 11,4% de queda média nos alugueis.

  1. Estoril (-11,4%)
  2. Ouro Preto (-9,2%)
  3. Gutierrez (-8,8%)
  4. Savassi (-7,6%)
  5. Cidade Nova (-6,2%)

O post Aluguel em Belo Horizonte tem primeira queda após 30 meses de alta apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.