O mercado de aluguel residencial de Belo Horizonte registrou, em junho, a primeira queda no preço médio após 30 meses consecutivos de valorização. O dado é do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, que apontou um recuo de 0,91% em relação a maio. O valor médio do metro quadrado na capital mineira passou a ser R$ 41,29.
A última variação mensal negativa havia sido registrada em novembro de 2022. Mesmo com a queda pontual, o índice ainda acumula alta de 13,41% nos últimos 12 meses.
No primeiro semestre de 2025, o preço dos aluguéis na cidade subiu 7,64%. Esse percentual representa a menor variação semestral desde 2021. Nos primeiros seis meses de 2022 e 2023, os aumentos foram de 12,77% e 17,56%, respectivamente. Em 2024, a alta semestral foi de 7,94%.
Segundo Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar, o semestre marcou o fim do mais longo ciclo de valorização já registrado pelo índice na cidade. Os próximos meses devem indicar se o movimento aponta para uma estabilização de preços.
A queda no índice foi puxada principalmente pela desvalorização dos imóveis de um dormitório, com recuo de 2,82%. Os imóveis de dois e três dormitórios também apresentaram queda nos preços, de 0,42% e 0,63%, respectivamente.
Mesmo com a redução no preço médio, a margem de negociação para inquilinos segue limitada. Em junho, o desconto médio obtido nas transações foi de 2%, um recuo de 0,1 ponto percentual em relação a maio. Esse é o segundo menor índice de desconto da série histórica, o que indica manutenção da demanda.
Bairro Luxemburgo lidera preços em BH
O levantamento também mostrou mudança na liderança dos bairros com aluguel mais caro da cidade. Em junho, o bairro Luxemburgo, na região Centro-Sul, registrou o maior valor médio, com metro quadrado a R$ 68,70.
A localidade superou outras regiões como Savassi, Lourdes, Anchieta e Barro Preto. No primeiro semestre de 2025, Luxemburgo acumulou alta de quase 60% no valor dos aluguéis.
Bairros com aluguel mais caro em Belo Horizonte
- Luxemburgo
- Anchieta
- Lourdes
- Barro Preto
- Savassi
- Santo Agostinho
- Funcionários
- Santa Efigênia
- São Pedro
- Buritis
Bairros que desvalorizaram nos últimos meses
O Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb apresenta também os bairros que apresentaram desvalorização nos últimos três meses, o que, segundo os pesquisadores, ajuda a identificar mudanças recentes e agir de forma mais assertiva na hora de alugar um imóvel.
Nos meses entre abril e junho, o bairro Estoril, na região Oeste, é o bairro que apresentou maior desvalorização – 11,4% de queda média nos alugueis.
- Estoril (-11,4%)
- Ouro Preto (-9,2%)
- Gutierrez (-8,8%)
- Savassi (-7,6%)
- Cidade Nova (-6,2%)
O post Aluguel em Belo Horizonte tem primeira queda após 30 meses de alta apareceu primeiro em BHAZ.