Defesa Civil e bombeiros simulam resgate de vítima de queda de 30 metros na Pedra do Baú


Defesa Civil faz simulado de resgate na Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros realizam nesta terça-feira (15) um treinamento para resgate de vítimas de queda na Pedra do Baú, uma das principais formações rochosas de São Paulo. A ação simula o resgate de uma vítima de queda de 30 metros, com técnicas de rapel e ancoragem de cordas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O simulado, que começou no período da manhã, tem como objetivo treinar forças de segurança para salvamentos em áreas montanhosas. Localizada e São Bento do Sapucaí, a Pedro do Baú tem quase dois mil metros de altura.
“O exercício simula uma ocorrência real de acidente durante escalada e tem como objetivo evidenciar a estrutura de resposta rápida em situações extremas, como aquelas que envolvem vítimas isoladas em regiões íngremes, escarpadas ou sujeitas a intempéries”, explica a Defesa Civil.
Em julho do ano passado, um escalador profissional morreu após sofrer uma queda de cerca de 150 metros da Pedra do Baú. O resgate do corpo da vítima durou 10 horas.
Além de Defesa Civil e dos bombeiros, o exercício conta com a participação da Polícia Militar e de médicos e socorristas do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau).
Com 1.905 metros de altitude, a Pedra do Baú é muito procurada para turismo de aventura. O complexo conta também com as pedras Ana Chata e Bauzinho.
Defesa Civil e bombeiros simulam resgate de vítima na Pedra do Baú
Laurene Santos/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.