A mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte está passando por uma transformação sem precedentes. Até o fim de 2025, 850 novos ônibus estarão nas ruas, promovendo mais conforto, eficiência e menor impacto ambiental para milhares de passageiros.
Até o momento, mais de 600 veículos já foram entregues pelo Governo de Minas, com investimento superior a R$ 382 milhões. A renovação da frota, que hoje conta com aproximadamente 2.400 ônibus, reduzirá a idade média dos veículos de 11 para 6 anos. Além do investimento público, as empresas concessionárias também estão fazendo a sua parte: a previsão é que adquiram outros 250 ônibus, totalizando a nova frota.
A iniciativa é resultado de um acordo firmado em setembro de 2024, com a participação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).
Os novos ônibus atendem aos 34 municípios da Grande BH, incluindo cidades como Contagem, Betim, Santa Luzia, Ibirité, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Sabará e Vespasiano. A distribuição dos veículos pelas 640 linhas metropolitanas foi definida com base em critérios como a idade da frota atual, demanda de passageiros e índice de reclamações.
Mais do que modernizar o transporte, o programa também traz benefícios ambientais.

Todos os novos veículos seguem o padrão Euro 6, uma tecnologia de última geração que reduz significativamente a emissão de poluentes, contribuindo para uma cidade mais limpa e sustentável.
A renovação da frota de ônibus faz parte de um conjunto de iniciativas do Transporte Estadual Metropolitano – o TREM. O TREM busca a integração entre os modais de transporte público na RMBH, e inclui a modernização do Metrô de BH, com a requalificação da Linha 1 e a construção da Linha 2 até o Barreiro. Este esforço de renovação da frota metropolitana se soma a outras ações conduzidas, como a expansão do metrô.
Com essa iniciativa, o Governo de Minas reforça seu compromisso com a mobilidade urbana, o meio ambiente e a qualidade de vida da população metropolitana.
* Veículos adquiridos com recursos do termo de reparação. O rompimento em Brumadinho tirou a vida de 272 pessoas.
O post Renovação histórica: Região Metropolitana de BH recebe 850 novos ônibus com menor impacto ambiental apareceu primeiro em BHAZ.