
Artesãos pedem conclusão da Praça dos Imigrantes, em Campo Grande
A Praça dos Imigrantes, localizada na região central de Campo Grande, está interditada para reforma desde junho de 2023. O local é um espaço construído para exposição de trabalhos de artesãos locais e comercialização de produtos. Porém, o local está abandonado e sendo deteriorado. Veja o vídeo acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
O que era para ser uma pausa para reparos acabou se estendendo. Atualmente, as obras estão paralisadas.
Na praça, há sujeira, acúmulo de entulhos, falta de iluminação e a degradação. A estrutura atual preocupa os trabalhadores e também outros comerciantes ao entorno da praça, que também foram impactados.
Cerca de 100 artesãos que utilizavam o espaço na praça para expor seus trabalhos foram transferidos temporariamente para a Morada dos Baís, também na região central. Apesar da medida, muitos reclamam da estrutura provisória inadequada. Atualmente, os comerciantes trabalham de casa.
“A gente tem problema de ter que virem, você tem que gastar e não tem venda. Às vezes a gente fica meia sem vender uma peça. Por quê? Porque a morada está fechada ainda e não está tendo turismo”, explica Izaura Marim Chaves, artesã mosaicista que foi transferida e durante um tempo no local provisório.
Segundo o site da prefeitura de Campo Grande, a obra está “em execução” e começou em junho de 2023, com previsão de término para dezembro de 2024. Porém, até hoje nada foi feito. Além de pequenos reparos.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande, Adelaido Vila, relatou que há mais de um mês solicitou à prefeitura uma limpeza no local, e também a interdição, para evitar o uso sem autorização, mas não obteve retorno.
Praça dos Imigrantes está abandonada, em Campo Grande.
Marcus Vinnícius/TV Morena
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: