Portas abertas, eixo erguido e sem cadeado: caminhoneiros elaboram estratégias para evitar roubos nas estradas do Grande Rio


Caminhoneiros elaboram estratégias para evitar assaltos no Grande Rio
Caminhoneiros que circulam no Rio de Janeiro e na Região Metropolitana usam diferentes estratégias para evitar assaltos. Alguns optam em circular com as portas laterais abertas para os criminosos que vejam que não há nada no veículo. A parte interna vazia fica visível e o objetivo é evitar a abordagem.
“Eu estou há 35 anos no mercado trabalhando com isso e, de dois anos para cá, começou isso por causa da abordagem de assaltantes. Pedem para abrir o caminhão, não tem carga, mas eles querem ver que não tem. Aí, às vezes eles levam o caminhoneiro e o caminhão vazio ou com carga”, afirmou o caminhoneiro Bimael Araújo.
O caminhoneiro Maycon Zambolini adotou a prática por medo de reviver o trauma de quando foi abordado por ladrões de carga.
“Parou uma moto do meu lado com duas pessoas, [colocaram] arma no pescoço, um fuzil, e mandaram seguir ali no Complexo do Alemão. Aí aleguei que estava vazio e eles mandaram abrir o baú. Abri, eles viram que estava vazio e me dispensaram. Eu tremia as pernas, não conseguia nem apertar a embreagem mais”, disse Maycon.
Caminhão circula com portas abertas no Rio
Reprodução/ TV Globo
Outra estratégia é erguer o eixo para mostrar que o veículo está sem carga.
“Porque, quando está carregado, fica pesado e não ergue o eixo”, explicou Maycon.
O caminhoneiro Edmar Silva também tenta mostrar que o caminhão está vazio.
“As empresas colocam o lacre, e tem muita gente que coloca o cadeado junto com o lacre. Colocando os dois, automaticamente você está carregando um produto que possa ser roubado. E quando a gente está vazio, eu mesmo não coloco o lacre e não coloco o cadeado, então a porta fica livre”, disse.
Ele já passou por uma situação de perigo.
“Parei em um posto na Dutra. Chegaram, me abordaram e falaram o que tinha acontecido, o que eu estava e que eu tinha perdido”, contou Edmar.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Caminhoneiros usam um eixo erguido em estradas do Rio
Reprodução/ TV Globo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.