Salvador finalmente começa a tirar do papel uma promessa histórica: o maior e mais moderno VLT do Brasil. Silencioso, sustentável e com tecnologia de ponta, o novo Veículo Leve sobre Trilhos será um divisor de águas para a mobilidade da capital baiana, que há décadas convivia com um sistema ferroviário ultrapassado e malcuidado.
O projeto contempla 36,4 km de extensão, 34 estações e está dividido em três trechos, ligando bairros históricos, subúrbios esquecidos e a orla da cidade, promovendo inclusão social, redução de congestionamentos e desenvolvimento urbano.
Como será o novo VLT de Salvador?
O VLT foi concebido para substituir o antigo trem do subúrbio desativado em 2021 que atendia cerca de 15 mil pessoas por dia em condições precárias. Agora, a promessa é de um sistema moderno e acessível, com capacidade para transportar até 100 mil passageiros diariamente.
Investimento bilionário e impacto social
Inicialmente orçado em R$ 1,5 bilhão, o projeto foi reajustado para mais de R$ 5 bilhões, após mudanças no traçado, exigências ambientais e inclusão de novas áreas. O VLT já gera emprego para mais de 1.500 trabalhadores, a maioria baianos, e está previsto para começar os testes em 2026, com entrega por etapas até 2028.
Além de facilitar a locomoção, o VLT contribuirá para a revitalização de áreas degradadas, reduzirá emissões de carbono e oferecerá conforto com veículos climatizados, janelas panorâmicas e monitoramento em tempo real.
Um modelo para o Brasil e o mundo
O VLT de Salvador, com seus 36,4 km, será o maior em construção no país, superando o VLT do Rio de Janeiro (28 km) e o de Fortaleza (13 km). Diferente dos exemplos brasileiros, mais voltados ao turismo ou complementares ao transporte, o de Salvador tem uma função social clara: conectar periferias aos centros, democratizando o acesso a oportunidades.
Inspirado em modelos internacionais, como o sistema de Bordeaux (França), que integra transporte com urbanismo sustentável, Salvador também caminha para transformar a paisagem urbana com integração ao metrô, ciclovias e áreas verdes.
Andamento das obras
As obras começaram oficialmente em 2024, com o trecho 1 já com 18% de execução. Entre os trabalhos em curso estão:
- Limpeza e demolição da antiga linha férrea;
- Construção de fundações e estações iniciais;
- Obras de drenagem e recuperação ambiental nas margens da Baía de Todos-os-Santos.
Os primeiros testes do sistema devem ocorrer entre o fim de 2025 e 2026, e o trecho 1 deve ser entregue até 2027.
Um passo para o futuro
O VLT de Salvador não é apenas uma obra de infraestrutura, mas uma transformação social e urbana aguardada há décadas. Se os prazos forem cumpridos, a cidade ganhará um transporte moderno, inclusivo e sustentável, alinhado às melhores práticas globais.
Agora, resta a expectativa: o projeto conseguirá entregar tudo o que foi prometido? O que é certo é que Salvador caminha para se tornar uma referência nacional em mobilidade urbana.
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