Com quatro motores turboélice, cada um com hélices contrarrotativas para reduzir o torque, o A400M atinge um peso máximo de decolagem de mais de 140 toneladas. Ele consegue operar em pistas curtas — ou até inexistentes — graças à sua capacidade de pouso em terrenos sem pavimentação, apoiado por um robusto trem de pouso com 12 rodas principais e 2 no nariz para distribuir o peso.
Especificação | Valor |
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Peso máximo de decolagem | 141 toneladas |
Capacidade de carga | 37 toneladas |
Autonomia máxima (sem carga) | 8.900 km |
Autonomia com carga máxima | 3.300 km |
Alcance ilimitado (com reabastecimento em voo) | Sim |
O A400M conta com uma fuselagem larga (4m x 4m), capaz de transportar veículos pesados e até helicópteros. Sua rampa traseira facilita o embarque rápido de cargas ou tropas. Além disso, o avião pode ser configurado para evacuação aeromédica, lançamento de paraquedistas e combate a incêndios, carregando milhares de litros de água ou retardante em poucos minutos.
No cockpit, totalmente digital e amplo, o piloto conta com sistemas automatizados fly-by-wire, câmeras infravermelhas para visibilidade em condições adversas e head-up display para operações noturnas ou em áreas de conflito.
Missões de destaque
O A400M já foi utilizado em evacuações emergenciais, como relatou o piloto da Força Aérea Espanhola, Alberto Barba, ao descrever uma operação de resgate de civis em situação crítica: “O avião ajuda o piloto a se concentrar no que importa. É robusto, confiável e projetado para zonas de risco.”
Além de receber reabastecimento em voo, o A400M também pode atuar como reabastecedor aéreo, ajudando caças, helicópteros e até outros A400M a estenderem suas missões.
Curiosidades
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O A400M foi destaque em Hollywood, usado em uma famosa cena de ação com Tom Cruise no filme Missão Impossível, onde o ator ficou pendurado na lateral do avião durante a decolagem.
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Pode operar em pistas com apenas 600 metros de extensão, mesmo carregado.
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Seu sistema de hélices contrarrotativas melhora a eficiência aerodinâmica e reduz a necessidade de reforço estrutural nas asas.
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