Airbus A400M: o avião militar que pousa em qualquer terreno e abastece em voo

Com quatro motores turboélice, cada um com hélices contrarrotativas para reduzir o torque, o A400M atinge um peso máximo de decolagem de mais de 140 toneladas. Ele consegue operar em pistas curtas — ou até inexistentes — graças à sua capacidade de pouso em terrenos sem pavimentação, apoiado por um robusto trem de pouso com 12 rodas principais e 2 no nariz para distribuir o peso.

Especificação Valor
Peso máximo de decolagem 141 toneladas
Capacidade de carga 37 toneladas
Autonomia máxima (sem carga) 8.900 km
Autonomia com carga máxima 3.300 km
Alcance ilimitado (com reabastecimento em voo) Sim

O A400M conta com uma fuselagem larga (4m x 4m), capaz de transportar veículos pesados e até helicópteros. Sua rampa traseira facilita o embarque rápido de cargas ou tropas. Além disso, o avião pode ser configurado para evacuação aeromédica, lançamento de paraquedistas e combate a incêndios, carregando milhares de litros de água ou retardante em poucos minutos.

No cockpit, totalmente digital e amplo, o piloto conta com sistemas automatizados fly-by-wire, câmeras infravermelhas para visibilidade em condições adversas e head-up display para operações noturnas ou em áreas de conflito.

Missões de destaque

O A400M já foi utilizado em evacuações emergenciais, como relatou o piloto da Força Aérea Espanhola, Alberto Barba, ao descrever uma operação de resgate de civis em situação crítica: “O avião ajuda o piloto a se concentrar no que importa. É robusto, confiável e projetado para zonas de risco.”

Além de receber reabastecimento em voo, o A400M também pode atuar como reabastecedor aéreo, ajudando caças, helicópteros e até outros A400M a estenderem suas missões.

Curiosidades

  • O A400M foi destaque em Hollywood, usado em uma famosa cena de ação com Tom Cruise no filme Missão Impossível, onde o ator ficou pendurado na lateral do avião durante a decolagem.

  • Pode operar em pistas com apenas 600 metros de extensão, mesmo carregado.

  • Seu sistema de hélices contrarrotativas melhora a eficiência aerodinâmica e reduz a necessidade de reforço estrutural nas asas.

O post Airbus A400M: o avião militar que pousa em qualquer terreno e abastece em voo apareceu primeiro em O Petróleo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.