
Tuiuiú é flagrado no alto de ninho com cinco ovos no Pantanal
Um tuiuiú foi filmado no alto de um ninho artificial com cinco ovos, no coração do Pantanal, entre Miranda e Corumbá (MS). O flagrante foi feito pelo repórter cinematográfico Jairton Costa nessa segunda-feira (21). Veja o vídeo acima.
No vídeo, é possível ver o tuiuiú cuidando dos ovos dentro do ninho. A imagem foi feita com auxílio de drone e sem afetar os animais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
“Não tem lugar feio no Pantanal”, relatou Jairton sobre a relação que tem com o bioma. Mesmo após os intensos incêndios de 2024, a fauna e flora demonstrar o poder de resiliência.
LEIA TAMBÉM
Imagens raras: tuiuiú alimenta filhotes em ninho no topo de árvore no Pantanal
‘Guardiã de mundo perdido’: a sucuri gigante que vive isolada em buraco milenar
Jairton é visitante frequente do ninho. O fotógrafo relata ter acompanhado todo o processo de acasalamento das aves até o cuidado com os ovos.
O fotógrafo diz que as queimadas dos últimos anos têm dificultado os registros de animais pelo Pantanal. Gravar os tuiuiús no ninho causou emoção no profissional.
Ninho artificial construído após incêndios
O ninho que Jairton registrou foi destruído pelo fogo, em 2020. O ninho natural que ficava às margens da BR-262, foi reconstruído de maneira artificial.
O novo lar para os pássaros foi construído ao lado de um pé de ipê, no alto de uma estrutura metálica usada em torres de transmissão. O espaço tem formato octogonal e foi forrado com pedaços de madeira do local, para deixar o mais próximo do ninho natural.
Inspirado nos ninhos artificiais construídos na Europa para abrigar cegonhas, o projeto em Mato Grosso do Sul foi executado com a altura similar da árvore destruída pelo fogo. No alto, madeiras típicas da região foram colocadas.
O tuiuiú é ave símbolo do Pantanal e uma espécie de cegonha. Ela sempre volta para a mesma árvore para se reproduzir.
*Estagiário sob supervisão de José Câmara.
Fotógrafo registrou ave em ninho no Pantanal.
Jairton Costa/Arquivo Pessoal
Pôr do sol no Pantanal e ninho de tuiuiú.
Jairton Costa/Arquivo Pessoal
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: