Na Conferência Mundial de Inteligência Artificial de 2025, realizada em Xangai, a China mostrou ao mundo o quanto avançou em robótica. Dois robôs em especial chamaram a atenção: o G1, da Unitry, especializado em combates, e o SA R1, da Saibbot, capaz de jogar Mahjong com estratégias semelhantes às humanas.
G1: o robô lutador com equilíbrio e reflexo
Pesando 35 kg, o G1 foi uma das atrações mais eletrizantes do evento. Desenvolvido pela startup Unitry, o robô é capaz de dar socos, bloquear ataques e se levantar sozinho, mesmo após quedas. Isso é possível graças a sensores de detecção altamente sofisticados, que permitem a execução de movimentos semelhantes aos de um lutador humano.
Segundo Wong Jawe, diretor de marketing da Unitry, o G1 ainda é controlado remotamente por operadores, com o objetivo de proporcionar uma experiência competitiva real. A empresa, porém, mira no futuro com robôs autônomos em esportes e exibições:
“Queremos que o produto evolua com diferentes eventos esportivos, o que também vai ajudar a aprimorar a confiabilidade do nosso hardware”, destacou Wong.
SA R1: inteligência artificial na mesa de Mahjong
Do ringue para a mesa, o robô SA R1, desenvolvido pela Saibbot, demonstrou habilidade em um dos jogos de estratégia mais complexos da cultura oriental: o Mahjong. O diferencial do SA R1 está em sua capacidade de tomar decisões baseadas em informações incompletas e imprevisíveis, algo desafiador mesmo para humanos experientes.
Tenyan Pi, cofundador da Saibbot, explicou que o maior desafio foi incorporar o conhecimento do jogo ao modelo de IA:
“À medida que o tempo de resposta do robô diminui, a experiência se torna mais próxima de uma partida real com outro jogador humano”, afirmou.
Potência tecnológica em números
A edição 2025 da Conferência Mundial de Inteligência Artificial reuniu mais de 800 empresas e startups, consolidando Xangai como um dos principais polos globais em inovação. Abaixo, um panorama da participação:
Indicador | Valor |
---|---|
Empresas participantes | Mais de 800 |
Robôs apresentados | 200+ |
Segmentos tecnológicos destacados | Robótica, IA, 5G, IoT |
Participantes presenciais | 50 mil+ |
Transmissão global (streaming e mídia) | 120 países |
A robótica chinesa avança não apenas em performance, mas também em interatividade e adaptação ao comportamento humano. Enquanto o G1 aproxima-se de competições físicas, o SA R1 representa um novo patamar para a IA em jogos estratégicos como o Mahjong.
Com o foco em esportes, jogos e aplicações práticas em áreas como defesa, entretenimento e educação, a China se consolida como referência no uso de inteligência artificial para integração homem-máquina.
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