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Uma fábrica foi construída em Rødbyhavn em área de 220 hectares para atender exclusivamente as demandas do projeto. A data para a imersão da primeira estrutura ainda não foi definida, mas a previsão é que essa etapa seja concluída até 2029.
Porto da balsa em Rødbyhavn
| Foto: Scandlines – Häfen auf Puttgarden–Rødby/ via Wikimedia
“Este é um processo muito complexo e também muito dependente do clima. Atualmente, estamos testando as embarcações altamente complexas que foram especialmente construídas para nosso projeto”, explicou Denise Juchem, porta-voz da Femern A/S, a empresa estatal dinamarquesa responsável pelo projeto, à CNN.Em ambos os lados dinamarquês e alemão, a primeira parte do túnel em terra já foi concluída, com a extremidade voltada para o Fehmarnbelt agora coberta com água, onde o primeiro será conectado.O custo do projeto teve o orçamento de € 7,4 bilhões de euros (R$ 46,5 bilhões, na conversão direta) e considera a construção de rodovias de duas pistas submersas em ambas as direções, além de duas linhas ferroviárias eletrificadas.Projeto do litoral de São PauloJá no túnel imerso entre Santos e Guarujá, o sistema será composto por seis módulos de concreto pré-moldados em uma doca seca, que, posteriormente, serão “mergulhados” na água para o teste de vedação e impermeabilidade.
Projeto túnel imerso Santos-Guarujá
| Foto: Divulgação
Em seguida, os módulos serão transportados por flutuação até o local onde o túnel será instalado no fundo do mar.O empreendimento vai receber investimentos de R$ 6 bilhões e faz parte de uma parceria entre os governos federal e estadual, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos.Em fevereiro deste ano, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), informou que o projeto do túnel ligando Santos ao Guarujá, na Baixada Santista, deve ficar pronto em 2026.