Menino de um ano sobrevive após se afogar na piscina da família em Araçatuba: ‘Achei que ele estava morto’, diz mãe


Bebê de um ano se afoga em piscina e é salvo por bombeiros em Araçatuba
Um menino de um ano caiu na piscina da casa dos avós, no bairro Jussara, em Araçatuba (SP), na tarde de quinta-feira (30). No momento do acidente, o portão de proteção da piscina estava apenas encostado.
A criança foi retirada do fundo da água pelo pai, enquanto a mãe realizou as primeiras manobras de salvamento antes levar o menino para a base do Corpo de Bombeiros, que fica próxima ao local.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O menino chegou à unidade em parada cardíaca. A equipe conseguiu reanimá-lo e o encaminhou à Santa Casa. Segundo a mãe, Rafaela da Silva Carreteiro, o atendimento rápido foi essencial para salvar a vida do filho.
Ela contou que o menino chegou a expelir água ainda no trajeto e que os bombeiros agiram prontamente para mantê-lo vivo.
“Ele já não respirava no meu colo. Eu comecei a pressionar o peitinho dele, puxar a água da boca, do jeito que eu lembrava de vídeos. Ele tossiu, mordeu minha boca e depois ficou muito roxinho. Quando chegamos no Corpo de Bombeiros, eles já saíram com ele para o hospital. Achei que ele estava morto”, conta Rafaela.
Rafaela, mãe da criança, realizou manobras de socorro no filho até a chegada ao Corpo de Bombeiros
Reprodução/Santa Casa de Araçatuba
A Santa Casa informou que o menino permanece entubado e está em estado estável. Durante a madrugada, ele não apresentou intercorrências e chegou a reagir ao toque da mãe, tentando se levantar e chorando, segundo relato dela. Mesmo assim, ainda não é possível avaliar se houve alguma sequela neurológica, isso só poderá ser feito após ele acordar completamente.
A equipe médica atribuiu a evolução positiva da criança a três fatores principais: a idade, o curto tempo submerso e o rápido socorro, tanto por parte da família quanto dos bombeiros.
A mãe reforça o alerta para famílias com crianças pequenas.
“Mesmo com grade de proteção, acidentes podem acontecer. Foi questão de segundos. Eu pensei que ele estava com o pai, o pai achou que estava comigo. Quando vi, ele já estava lá no fundo da piscina”, afirma.
Um dos profissionais envolvidos no resgate é um bombeiro veterano de 60 anos, que realizou as manobras de reanimação
Reprodução/Corpo de Bombeiros de Araçatuba
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.