Caso de raiva em bovino é confirmado na região Leste de MG; outras duas mortes são investigadas


Caso de raiva animal em bovino é registrado em Itueta
Um caso de raiva em bovino foi confirmado em Itueta, no Leste de Minas, após análise laboratorial realizada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A suspeita surgiu no dia 22 de julho, quando a Secretaria de Agricultura do município notificou a ocorrência de sintomas neurológicos em um animal.
Amostras do cérebro do bovino foram coletadas por uma equipe do IMA e encaminhadas ao Laboratório de Saúde Animal. O exame, com resultado positivo para raiva, ficou pronto no dia 25 de julho, porém, o resultado só foi divulgado nessa quinta-feira (31), seis dias após a confirmação. Desde então, medidas de controle foram iniciadas na propriedade rural onde o caso foi registrado.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Segundo o IMA, três bovinos morreram na mesma fazenda. Todos os demais animais do rebanho foram vacinados no dia 28. Durante nova visita, nessa quinta (31), técnicos encontraram dois abrigos com presença de morcegos na área — mamíferos considerados principais transmissores do vírus.
O produtor e um auxiliar, que tiveram contato direto com o animal doente, foram encaminhados à Secretaria de Saúde de Itueta, onde receberam orientação médica e iniciaram a profilaxia antirrábica. A Vigilância Epidemiológica do município também realiza buscas por outras pessoas que possam ter sido expostas.
Cães e gatos da região devem ser vacinados nos próximos dias, como parte das ações de bloqueio. A prefeitura informou que a área onde ocorreu o caso já havia sido contemplada por campanha de vacinação em 2024. As autoridades afirmam que continuam monitorando a situação.
VEJA TAMBÉM:
Caso suspeito de raiva humana é investigado no Leste de Minas
Prefeitura de Governador Valadares registra caso de raiva em bovino
Adolescente indígena morre com suspeita de raiva humana em MG
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja outras notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.