
Projeto de acessibilidade PCD traz espetáculo e programação cultural gratuito em São Carlos
Nina Pires
Com oficinas, apresentações e espetáculos, o projeto “Deforma: acessibilidade em cena e cultura DEF” da artista PCD Isadora Ifanger é destaque sábado (2) e domingo (3), no Cemac em São Carlos (SP).
O evento gratuito busca levar a cultura do acesso para diferentes públicos. (veja abaixo a programação completa).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 São Carlos no WhatsApp
Entre os destaques está a oficina “Bordando cicatrizes” e as apresentações da performance “Deforma” e do espetáculo “Inunda-me”. Segundo Isadora, o projeto apoia e promove as artes produzidas por artistas PCDs.
No espetáculo “Inunda-me”, a audiodescrição é narrada em microfone aberto para todo o público, de forma que a narração torna-se parte da dramaturgia do espetáculo e é também traduzida pela intérprete de Libras que acompanha a artista em cena.
Já na performance “Deforma”, a própria artista audiodescreve as ações, espaços e imagens em suas falas, sem uma narradora extra, e a intérprete de Libras a acompanha fazendo um espelho de suas ações, com uma trilha sonora ao vivo da violoncelista Luca D’Alessandro, que também propõe as ações da cena.
Confira a programação:
Projeto de acessibilidade PCD traz espetáculo e programação cultural gratuito em São Carlos
Nina Pires
Atividade formativa “Bordando Cicatrizes”
Data: 02 de agosto (sábado) das 10h às 12h
A oficina “Bordando cicatrizes” é um espaço de troca entre pessoas com e sem deficiência. Na oficina, Isadora traz a relevância histórica do bordado em espaço de acolhimento de pessoas com deficiência e compartilha métodos de bordado.
Performance “Deforma”
Data: 02 de agosto (sábado) às 16h
Acessibilidade: Libras e Audiodescrição
Entre teias e raízes, a artista compartilha a performance Deforma em busca do diálogo entre a cultura PCD e sua ancestralidade, discutindo formas possíveis de se pensar na ancestralidade de um povo marginal que, em maioria, não possui uma árvore genealógica que condiz com sua própria identificação e elabora também pensamentos deformados do que é a cultura desse povo.
Espetáculo “Inunda-me”
Data: 03 de agosto (domingo) às 19h
Acessibilidade: Libras e Audiodescrição
“Inunda-me” compartilha a história de uma mulher que busca na água uma memória perdida, em uma crescente inundação de desespero, amor e alucinações em busca de seu filho já diluído no mar.
“Na apresentação eu visto um figurino todo em cor da pele e fios vermelhos que representam veias, sangue… e enquanto performo, traço várias linhas vermelhas no espaço, trazendo questionamentos, inquietações e envolvendo o público presente”, diz a artista.
A ação será apresentada ao longo dos próximos meses por mais cinco cidades do Estado de São Paulo, sendo nas regiões de São José dos Campos, Sorocaba, Santos, Tatuí, São Sebastião.
O Cemac fica na Rua São Paulo, 745 – Centro.
Mais notícias da região:
SÃO CARLOS: Cantora Nara Dom acusa aluno de academia de racismo: ‘falou que o problema era eu’; VEJA VÍDEO
CRIME EM ARARAQUARA: Casal é preso no Maranhão suspeito do assassinato de homem de 47 anos em Araraquara
ACIDENTE: Motorista de 34 anos morre após bater contra poste em Araraquara; suspeita é de mal súbito
Sobre a artista:
Isadora Ifanger é artista PCD, atriz, performer, e bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp. Também faz Mestrado Profissional em Artes da Cena.
Ela atua como audiodescritora e produtora de acessibilidade cultural com foco em acessibilizar todas as etapas de uma produção artística, desde a elaboração do projeto, a mediação do público com o material finalizado e a pós produção; também pesquisa a audiodescrição como linguagem teatral, sendo o recurso de audiodescrição inserido na dramaturgia de seus materiais de pesquisa.
Projeto de acessibilidade PCD traz espetáculo e programação cultural gratuito em São Carlos
Nina Pires
VEJA MAIS: Jornada do Patrimônio traz atividades gratuitas a São Carlos e mais 5 cidades; veja programação
Jornada do Patrimônio traz atividades gratuitas a São Carlos e mais 5 cidades da região
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara