
Obra foi realizada com recursos do Tesouro Estadual e custou mais de R$ 2,4 milhões. Prédio tem grande importância histórica por abrigar a primeira instituição de ensino do Estado
Dentro das comemorações dos 298 anos de fundação da cidade de Goiás, celebrados no dia 25 de julho, o governador Ronaldo Caiado entregou à população a reforma e restauro do Palácio da Instrução.
A cerimônia foi realizada no domingo, (27/07), e contou com as presenças da primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora geral do Goiás Social; da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, além de autoridades e a comunidade em geral.
Construído no final da década de 1920 pelo então governador da época, Brasil Ramos Caiado, o Palácio da Instrução é um dos edifícios mais importantes do município e representa um marco na preservação do patrimônio histórico e cultural goiano. Atualmente o prédio abriga a sede da Coordenação Regional de Educação (CRE).
O Governo de Goiás investiu mais de R$ 2,4 milhões na reforma e restauração do imóvel. Na lista de serviços executados estão a substituição da estrutura de madeira e cobertura, do piso e forro de madeira, restauro de janelas e portas e pintura parietal e geral.
Patrimônio recuperado



A secretária de Educação, Fátima Gavioli, destacou que a restauração foi fundamental para a preservação da história de Goiás. “Estamos falando de um prédio que é patrimônio histórico do Estado e agora está totalmente reformado e recuperado”, completou.
Fátima Gavioli ressaltou que o governo de Brasil Ramos Caiado foi visionário e inovador ao ter a ideia de construir um espaço próprio para a Educação. De acordo com ela, a iniciativa do ex-governador transformou a vida de muitas pessoas que por ali passaram ao longo de décadas.
O governador Ronaldo Caiado voltou a afirmar a importância da Educação para a transformação da vida das pessoas. “Temos investido muito na Educação por acreditar que somente assim será possível darmos aos nossos jovens novas oportunidades e perspectivas”, frisou ele.
Vidas transformadas
Ronaldo Caiado também lembrou que a história do prédio tem muito a ver com sua infância e origem. Segundo ele, até o edifício ser erguido, as crianças aprendiam a ler e a escrever em suas próprias casas. “Foi aqui o primeiro local criado exclusivamente para alfabetizar os estudantes daquela época e daqui saíram muitos médicos, advogados, engenheiros e políticos”, acrescentou.
A primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora geral do Goiás Social, comentou a importância do prédio e salientou que o Estado hoje prioriza as áreas de Educação e o social. “Goiás tem os maiores e melhores programas sociais do país e, segundo o IBGE, foi o Estado que mais tirou as pessoas da situação de pobreza. E isso é transformar as vidas das famílias”.
História preservada
Construído entre os anos de 1928 e 1929, o Palácio da Instrução é tombado pelo patrimônio histórico e tem um papel importante na memória arquitetônica e educacional do Estado. De estilo arquitetônico eclético, soma elementos
melhores condições de trabalho para os profissionais da educação e reforça o compromisso do Governo de Goiás com a preservação da história e da identidade local.
Em 2020, o prédio passou por uma reforma emergencial com intervenções em algumas partes da edificação. Além disso, foi demolida a quadra esportiva que cobria toda a frente do prédio e um novo espaço esportivo foi construído no fundo do Palácio. (Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Solimar de Oliveira)