Claudia Ohana e Thiago Lacerda são homenageados na terceira edição do Bonito CineSur

Na última quinta-feira (31), o Centro de Convenções de Bonito, Mato Grosso do Sul, recebeu os atores Claudia Ohana e Thiago Lacerda durante a terceira edição do Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano. Eles participaram do projeto “As Pegadas da Memória do Cinema Sul-Americano”, que celebra a conexão entre o audiovisual e a natureza.

Arte e natureza lado a lado

O projeto, resultado da parceria entre o festival e a Prefeitura de Bonito, homenageia grandes nomes do cinema sul-americano por meio de um gesto simbólico. O artista plástico Lula Ricardi criou esculturas feitas de ferro, cimento e vidro que reúnem mãos de artistas e patas de animais típicos do Pantanal.

Thiago Lacerda eternizou sua passagem ao lado das pegadas da Queixada, enquanto Claudia Ohana homenageou o Quati. A atriz declarou: “Acho tão legal saber que a gente faz parte da história do cinema nacional. Fazer um festival em Bonito é sensacional e ser homenageada é sempre um privilégio.” Por sua vez, o ator ressaltou: “Ter um espaço como o Pantanal, mágico, se encontrando com a arte, com a cultura, com a educação, do ponto de vista do fomento das manifestações artísticas, é vibrante. O Brasil merece, a América Latina merece.”

Outras homenagens e continuidade do projeto

Na quarta-feira (30), o festival homenageou também o diretor e roteirista Luiz Carlos Lacerda (Tatu Galinha), o diretor Aurélio Michiles (Capivara), o diretor José Eduardo Belmonte (Paca) e o artista plástico Humberto Espíndola (Jacaré). Essas placas irão compor uma exposição na Praça da Liberdade, no centro de Bonito.

Além disso, a primeira etapa do projeto ocorreu na segunda-feira (28). Na ocasião, os atores Ana Brun (tamanduá-mirim), Maeve Jinkings (lobo-guará) e Antônio Pitanga (onça-pintada) receberam homenagens, assim como a produtora argentina Cecília Diez (papagaio) e o distribuidor Jean Thomas Bernardini (anta).

A mensagem do festival

Nilson Rodrigues, idealizador do evento, explicou o significado do projeto: “Nós vamos registrar aqui em Bonito esses artistas sul-americanos, brasileiros e sul-mato-grossenses, que fazem a história do cinema e do audiovisual. Vamos ter as patas dos animais ao lado das mãos humanas. Como nós estamos em Bonito, esse paraíso ecológico, vamos dizer que os humanos e os animais caminham juntos. É isso que tem significado para a Terra. Somos uma coisa só e precisamos salvar o planeta.”

Fotos: Diego Cardoso | Fotografando Bonito

O post Claudia Ohana e Thiago Lacerda são homenageados na terceira edição do Bonito CineSur apareceu primeiro em RSVP.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.