Presidente da EBC, Jean Lima pede demissão ao governo


O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima, pediu demissão nesta segunda-feira (4). A saída foi comunicada por ele nesta manhã ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.
Jean Lima afirmou ao g1 que enviou a Sidônio uma carta informando a decisão. Ao informar a demissão a funcionários da EBC nesta segunda, de acordo com relatos, ele indicou que ainda não sabe quem será o sucessor.
O dirigente é o segundo a deixar o comando da EBC no atual governo Lula. Em outubro de 2023, Hélio Doyle pediu demissão do cargo após ter republicado publicações consideradas ofensivas a Israel.
Paulo Pimenta, Lula e Jean Lima
Ricardo Stuckert/ Presidência da República
Ao g1, Lima afirmou que estará à disposição do governo para fazer um processo de transição do cargo. A reportagem procurou a Secretaria de Comunicação Social para saber se já há um novo indicado, mas não obteve resposta até o momento.
Empresa pública
A EBC é a empresa pública responsável pela gestão de uma série de veículos públicos de comunicação, como TV Brasil, Agência Brasil e Rádio Nacional.
Jean Lima havia assumido a presidência do conglomerado de forma interina com a saída de Hélio Doyle; em dezembro de 2023, ele foi efetivado no cargo, com um mandato que iria até outubro deste ano.
O dirigente atribuiu ao g1 a saída como um “desgaste natural do cargo”. Ele ascendeu à presidência da EBC com aval e apoio do ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social Paulo Pimenta, que deixou a pasta em janeiro deste ano.
Jean Lima é filiado ao PT no Distrito Federal. No DF, também ocupou a presidência da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), por indicação do governador Ibaneis Rocha (MDB).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.