O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e brigadistas conseguiram controlar, nesta segunda-feira (4), o incêndio na Serra do Rola-Moça, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As chamas tiveram início no domingo (3), e se espalharam por uma área de vegetação de difícil acesso, mobilizando uma força-tarefa com atuação por terra e por via aérea.
Ao todo, 68 combatentes, incluindo bombeiros, brigadistas da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (AMDA) e do IBAMA, atuaram na linha de fogo, com o intuito de garantir que o incêndio não se prolongue por mais dias. Foram usados abafadores, bombas de água e dois helicópteros.
Conforme o CBMMG, mesmo após a extinção do incêndio por volta do meio-dia, as equipes permaneceram no local para evitar novos focos. Dos cinco pontos com presença de fumaça, em dois houve o retorno das chamas, exigindo a continuidade do trabalho de combate por parte das equipes.
A causa do incêndio ainda não foi identificada, e a extensão total da área queimada só será confirmada ao término dos trabalhos. A previsão é que, até o fim da tarde, seja concluído o retorno de todas as equipes mobilizadas na operação.
O fogo iniciou na tarde de domingo, próximo à entrada do Condomínio Retiro das Pedras, em Brumadinho. Desde o começo, o vento forte e a geografia acidentada da serra dificultaram o combate e ajudaram a espalhar as chamas rapidamente.
O post Incêndio na Serra do Rola-Moça é controlado pelos bombeiros após segundo dia de combate às chamas apareceu primeiro em BHAZ.