Capacitação sobre peixe-leão será realizada em Fernando de Noronha; espécie é invasora e venenosa


Pesquisadores explicam a origem do Peixe-Leão em Noronha
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promove, na quarta (6) e quinta-feira (7), uma capacitação com instrutores de mergulho em Fernando de Noronha. O treinamento é voltado para o manejo do peixe-leão, espécie invasora e venenosa que representa risco à biodiversidade da ilha (veja vídeo acima).
O curso é obrigatório para os novos profissionais que passaram a atuar na ilha. Não é necessário fazer inscrição. As aulas acontecem às 18h30, no Centro de Visitantes do ICMBio, no Boldró.
Os funcionários de empresas de foto e vídeo subaquático que ainda não participaram de treinamentos formais também receberão orientações sobre as normas das áreas protegidas.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Segundo o ICMBio, a capacitação vai atualizar os profissionais sobre o protocolo de controle do peixe-leão, registrado pela primeira vez em Noronha em 2020.
Desde o primeiro registro, cerca de dois mil peixes da espécie já foram capturados em Noronha.
Peixe-leão foi capturado em Noronha
Fernando Rodrigues/Sea Paradise
O peixe-leão se reproduz rapidamente, pode liberar até 30 mil ovos de uma vez. Ele também se alimenta de até 20 peixes em meia hora e não possui predadores naturais em Noronha
A captura do peixe-leão é realizada nas operações de mergulho, com uso de um equipamento desenvolvido por pesquisadores, já que o uso de arpão é proibido na Ilha.
Após a coleta, os peixes são enviados para análise no Laboratório de Ictiologia e Conservação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que trabalha em parceria com o Projeto de Conservação Recifal.
As pesquisas envolvem professores e estudantes de diferentes áreas. Como o peixe tem espinhos tóxicos, só profissionais treinados podem fazer o manejo, com técnicas específicas para garantir a segurança.
Peixe-leão é espécie invasora e venenosa
Fábio Borges/Acervo pessoal
LEIA TAMBÉM:
Mergulhadores capturam em Fernando de Noronha peixe-leão que pode ser o maior do mundo; VÍDEO
Peixe-leão: entenda como espécie invasora ameaça equilíbrio ecológico e pode ser perigosa para seres humanos
Outra capacitação
Na terça-feira (5), o ICMBio também vai oferecer uma capacitação sobre as regras da Área de Proteção Ambiental (APA) e do Parque Nacional Marinho (Parnamar) de Fernando de Noronha.
A atividade será no auditório do ICMBio, no Boldró, às 18h30, e é destinada a novos profissionais que trabalham nas áreas de conservação da ilha.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
c
Adicionar aos favoritos o Link permanente.