
COP 30 – O que o café mais caro tem a ver com o clima?
O aumento no preço do café ao redor do mundo tem uma relação direta com as mudanças climáticas. Ondas de calor mais intensas, secas prolongadas e desequilíbrio no regime de chuvas estão afetando duramente as principais regiões produtoras, como o Brasil. Essas condições extremas prejudicam a florada das plantas e provocam perdas nas lavouras, reduzindo a quantidade e a qualidade dos grãos colhidos.
O café é uma cultura especialmente sensível ao clima, principalmente o tipo arábica, o mais cultivado no Brasil. Ele se desenvolve bem em temperaturas entre 18 °C e 22 °C, mas o planeta já aqueceu cerca de 1 °C desde a era pré-industrial, e pode aquecer mais 1,5 °C nas próximas décadas, segundo o IPCC. Esse aumento é suficiente para gerar estresse nas plantas e inviabilizar colheitas inteiras em determinadas áreas.
Além do impacto direto na produção, o calor intenso favorece o avanço de pragas e doenças, o que eleva os custos para os produtores e compromete ainda mais a produtividade. Em São Paulo e Minas Gerais, polos tradicionais do café, há risco de perda de protagonismo no cultivo se as condições climáticas continuarem se agravando.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Esse cenário já tem efeitos no bolso do consumidor. O preço do café arábica subiu 70% em 2024 na bolsa de Nova York, e os preços globais avançaram quase 40% no ano, segundo a FAO, braço da ONU para alimentação e agricultura. A expectativa da organização é de que a alta continue por pelo menos quatro anos, com impactos variando conforme o país.
Para tentar se adaptar, produtores estão recorrendo a novas técnicas, como o cultivo do café à sombra de árvores, que ajuda a preservar a umidade e amenizar o calor. No entanto, mesmo com essas estratégias, o grão mais caro que chega à xícara de café tem tudo a ver com o clima — e com os desafios crescentes de um planeta mais quente.
Veja também:
O que é o Acordo de Paris?
COP 30 – O que é o Acordo de Paris?
O que é o efeito estufa e o que ele tem a ver com a COP?
O que é o efeito estufa e o que ele tem a ver com a COP?