
PM salva vida de bebê engasgada enquanto aguardava elevador em Divinópolis
Na última sexta-feira (1º), por volta de 12h20, o início da tarde em Divinópolis parecia comum para uma mãe com uma recém-nascida em casa. O cenário mudou rapidamente: tensão seguida de alívio, graças a uma coincidência que a família chamou de “providência divina”.
A pequena Maria Alvarenga Costa Feliciano, de 4 meses, engasgou após a amamentação e foi salva por um policial militar que, segundo a mãe, estava “no lugar certo, na hora certa”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Centro-Oeste de Minas no WhatsApp
Raquel Alvarenga, mãe da bebê, contou ao g1 os minutos de angústia que enfrentou.
“Ela mamou, chegou até a vomitar um pouquinho e foi um engasgo silencioso. Quando vi, ela já estava engasgada no meu colo. Tentei fazer as manobras, chamei minha mãe, mas a gente não estava conseguindo. Ela começou a ficar roxinha, espumando pela boca. Aí a gente saiu correndo, gritando por ajuda”, relatou.
Câmera de monitoramento registra salvamento de bebê em Divinópolis
Reprodução câmera de monitoramento
Neste momento, o destino cruzou o caminho da família com o do cabo Lucas Costa Neto, da Polícia Militar. Ele aguardava o elevador após visitar o apartamento dele que está em reforma.
Em entrevista ao g1, Lucas relatou que ouviu barulho vindo do elevador e pensou que estivesse com defeito. Quando a porta abriu, viu a mãe com o bebê no colo e a avó desesperadas. Na hora, a mãe entregou a criança, e o policial começou a fazer a manobra de Heimlich.
Lucas, que está há nove anos na PM, contou que nunca tinha precisado aplicar a técnica em uma situação real. “Aprendi no curso da polícia, mas nunca tinha usado. Sempre me perguntava se conseguiria. Graças a Deus, deu tudo certo”, disse.
Segundos depois, com a desobstrução das vias aéreas, a bebê voltou a respirar e começou a chorar. Lucas a entregou à mãe.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Desesperados, pais buscam quartel da PM e pedem ajuda para socorrer bebê engasgado em MG
‘Só tenho que agradecer’, diz pai após filho ser salvo de engasgo por policial militar em Divinópolis
Vídeo mostra bebê engasgado com leite materno sendo salvo por funcionário da UPA de Divinópolis
Momento heroico registrado em vídeo
A ação do cabo Neto foi registrada por uma câmera de monitoramento do prédio. O vídeo mostra a tensão da mãe e da avó, e o profissionalismo do policial ao reanimar a criança.
Segundo a mãe, a família acredita que a presença de Neto naquele momento foi uma intervenção divina. “Ele é um anjo. Deus colocou ele ali na hora exata. Nós somos muito gratos. Ele salvou a vida da minha filha”, enfatizou Raquel.
Ainda segundo o cabo Neto, a mãe que mora no andar acima tentou levar a criança até um médico que vive em outro andar. Como ele havia acionado o elevador, o equipamento parou no andar onde ele estava.
“Eu estava lá por Deus mesmo. Fiquei sem acreditar no que tinha acontecido”, concluiu o cabo Neto.
ASSISTA TAMBÉM: Manobra de Heimlich – como aplicar para salvar vida durante engasgo
Manobra de Heimlich: como aplicar para salvar vida durante engasgo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas