
Ele utilizava o avião para transportar insumos destinados ao garimpo ilegal, mesmo sem autorização para operar como táxi aéreo.
PF/Divulgação
A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (7), mandado de busca e apreensão contra um piloto suspeito de usar uma aeronave para transportar materiais ao garimpo ilegal em terras indígenas de Roraima, no âmbito da Operação Mantícora. A ação resultou no sequestro de bens estimados em R$ 93,5 mil.
A investigação começou após a apreensão de cerca de 800 gramas de mercúrio metálico em um aeródromo de Roraima, durante ação conjunta de fiscalização da Polícia Federal e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Usado por garimpeiros para separar o ouro de outros sedimentos e, assim, deixá-lo “limpo”, o mercúrio é um metal altamente tóxico ao ser humano. Após ser usado, ele é depositado nos rios — processo que passa pela evaporação do material e circulação na atmosfera, causando poluição ambiental. Além disso, entra na cadeia alimentar dos animais e afeta diretamente a saúde da população, principalmente os povos tradicionais.
Sete rios e afluentes na Terra Yanomami estão contaminados por mercúrio usado em garimpos
O material estava em um hangar ligado à aeronave investigada. De acordo com a investigação, o piloto utilizava o avião para transportar insumos ao garimpo ilegal, mesmo sem autorização para atuar como táxi aéreo.
Durante a operação, também foram impostas medidas cautelares, incluindo a proibição de acesso ou aproximação a áreas de garimpo e terras indígenas, além da suspensão da licença de voo do investigado.
Assista também:
Pistas de pouso e dragas usadas no garimpo ilegal são destruídas
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.