Prefeitura revoga situação de emergência em saúde pública em BH

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou um decreto que revoga a situação de emergência em saúde pública na capital mineira. O texto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (8).

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

De acordo com o ato, assinado pelo prefeito Álvaro Damião (União), a situação de emergência em saúde pública foi revogada em virtude da “estabilização dos indicadores epidemiológicos e de atendimentos nas unidades assistenciais de saúde”.

Situação de emergência

O Executivo tinha declarado situação de emergência em saúde pública em abril deste ano, após o aumento em casos de doenças respiratórias no município.

À época, a prefeitura explicou que o decreto também levou em conta a sazonalidade, caracterizada pela redução das temperaturas médias e dos índices pluviométricos, com baixa umidade do ar; a circulação simultânea de vários vírus; e a sobrecarga dos leitos pediátricos.

Internações aumentaram 59% em um mês

Em maio deste ano, antes da publicação do decreto de situação de emergência em saúde pública, o número de pacientes com doenças respiratórias internados em hospitais de Belo Horizonte registrou um aumento de 59%.

Segundo levantamento realizado pelo BHAZ à época, nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a capital mineira contabilizou 1.943 hospitalizações. Nas quatro anteriores, o volume foi de 1.221.

As crianças eram os pacientes mais recorrentes. Os relatórios indicaram 196 internações de bebês de até um ano, 82 de 1 a 4 anos. A faixa de 5 a 9 anos teve 18 hospitalizações, já a de 10 a 14 contou 4. Pessoas com idades entre 15 e 19 anos somaram 7, de 20 a 39 anos contabilizaram 24, de 40 a 59 anos foram 67 e a faixa etária acima de 60 anos teve 153 internações.

O post Prefeitura revoga situação de emergência em saúde pública em BH apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.