
Polícia prende quadrilha de roubos a condomínios em Moema.
A Polícia Civil prendeu, na madrugada desta sexta-feira (8), 12 suspeitos de integrarem uma organização criminosa responsável por pelo menos 7 roubos e furtos de residências em bairros da Zona Sul de São Paulo, caso de Moema.
Além das prisões de 12 homens, 2 menores foram apreendidos, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP). A quadrilha estava no Sacomã, na Zona Sul, planejando um próximo roubo.
De acordo com informações da polícia, a organização possuía uma estrutura de divisão de tarefas, em que cada integrante tinha uma função dentro do esquema criminoso.
Assim, havia, por exemplo, quem se responsabilizasse por selecionar os condomínios a ser invadidos, enquanto outros membros assumiam incumbências como clonar controles remotos de garagens e subir aos apartamentos para efetuar os roubos e furtos.
O esquema foi desmontado em uma investigação que começou em julho, quando 2 homens e 1 menor foram detidos na Vila Heliópolis quando planejavam um roubo a residência.
Clonagem de controles remotos
A partir da análise dos telefones apreendidos dos indiciados, os investigadores descobriram que havia um núcleo criminoso por trás dos roubos e identificaram o modus operandi da quadrilha – o grupo utilizava o mesmo veículo e clonava os controles remotos das residências.
As prisões da madrugada desta sexta também foram possíveis devido a uma informação anônima, recebida pelos agentes, segundo a qual um dos investigados estaria escondido em um imóvel no Sacomã.
A quadrilha é suspeita de ter realizado roubos na Alameda dos Anapurus e nas avenidas Sabiá e Aratãs, todas em Moema.
Polícia prende suspeito de participar de roubos a condomínios em Moema.
No começo da noite desta quinta-feira (7), A Polícia Civil já havia prendido outro suspeito de participar de roubos a condomínios na região.
A investigação aponta que ele faz parte da quadrilha que invadiu dois prédios na Alameda dos Anapurus nos últimos dias.
Uma das invasões aconteceu às 17h20 da terça-feira (5). Dois homens entraram pelo portão da garagem usando um controle remoto.
Dois condomínios são invadidos na mesma rua de Moema em 4 dias.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
No boletim de ocorrência, um homem de 63 anos disse que os criminosos já estavam dentro do seu apartamento quando foi abordado por eles.
A vítima relata que os ladrões colocaram meias em sua boca, o sufocaram e amarraram seus braços com um fio de telefone fixo.
No apartamento também estava seu pai, um idoso de 95 anos, acamado. A ação, segundo o relato do boletim de ocorrência, durou cerca de 40 minutos.
Na noite do último sábado (2), na mesma rua, por volta de 23h, um grupo de cerca de 15 criminosos armados invadiu um condomínio residencial, rendeu moradores e roubou pertences de vários apartamentos.
As vítimas, com idades entre 18 e 63 anos, contaram que os assaltantes, utilizando máscaras, luvas e armas de fogo, acessaram o condomínio com um controle remoto cadastrado para um dos apartamentos – modo de entrada semelhante ao utilizado na invasão desta terça.
Os bandidos, então, após ingressarem nos apartamentos, levaram celulares, joias, relógios, dinheiro, talões de cheques, um capacete e um veículo Fiat Argo preto, utilizado na fuga.
Durante a ação, as vítimas foram mantidas sob ameaça, com os criminosos exigindo transferências via PIX, que não foram concluídas.
De acordo com a polícia, após ingressaram no edifício, eles primeiro renderam o porteiro, desligaram as câmeras de segurança e aguardaram a chegada de moradores para abordá-los e levá-los até seus apartamentos.
Ladrões invadem prédio em Moema, Zona Sul de SP, pela garagem
Reprodução/TV Globo
Veja também:
Roubos caem, mas os golpes dispararam em 2024