Grupo da UFU de cirurgia e trauma coleciona bons resultados em competições nacionais e internacionais


Grupo da UFU é vice-campeão em competição internacional de cirurgia e trauma
O grupo formado por estudantes de enfermagem, medicina e profissionais da área da saúde da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), conquistou o segundo lugar da Competição Mundial de Liga de Trauma e Emergência. A vaga na competição internacional foi conquistada após o título do campeonato nacional, em março.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
O campeonato, realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), reuniu instituições de ensino superior públicas e privadas de diversos países. O foco da competição é melhorar o aperfeiçoamento técnico e não técnico através das simulações realísticas.
A equipe da UFU desbancou equipes dos Estados Unidos, Catar e Portugal. O título ficou com o time da Universidade de São Paulo (USP).
A preparação
Após conquistar a vaga a partir do campeonato nacional, a preparação para a competição internacional exigiu treinamento ainda maior, focando nos protocolos nas áreas de trauma, emergência clínica, ginecologia e pré-hospitalar.
Durante os três dias de competição, os participantes enfrentaram diversas simulações realísticas como trauma, cardiologia, drenagem de tórax, suturas, cirurgia e pediatria. O grupo era avaliado por critérios como tempo de resposta, organização, desempenho técnico e comunicação da equipe.
Davi Alves, de 25 anos, e um dos integrantes da Lacit, contou que não imaginava chegar tão longe, principalmente por estar competindo com outros países.
‘Tínhamos uma expectativa positiva em relação ao Campeonato Nacional, mas ser campeão foi além do que imaginávamos, especialmente diante da qualidade das equipes brasileiras. Para o Mundial fomos mais confiantes, acreditando na possibilidade de um bom desempenho’, disse o estudante.
LEÍA TAMBÉM
Primeira aluna 100% surda se forma na Faculdade de Direito da UFU
Estudo cria método inédito que ajuda a prever retorno da hanseníase
Projeto da UFU desenvolve soluções com baixo custo para a AACD
Durante a competição, o grupo enfrentou alguns desafios, pois era avaliado por médicos brasileiros e estrangeiros, e em algumas etapas as simulações eram realizadas em inglês. Além de outros desafios internos, como nervosismo, ansiedade, comunicação e liderança, que o grupo precisava desempenhar.
Finalistas, as equipes da UFU e USP receberam casos clínicos como situações de trauma, cardiologia e pediatria, e precisavam atuar como se estivessem em um plantão médico real, desde o atendimento inicial até a cirurgia final.
“A UFU do Brasil agora é a UFU do mundo. É motivo de orgulho para todos nós termos uma instituição desse nível no interior de Minas Gerais, levando o nome de Uberlândia para além das fronteiras nacionais’, finalizou Alves.
Grupo formado por profissionais, enfermeiros e médicos em uma das etapas de emergência
Divugação
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
a
Adicionar aos favoritos o Link permanente.