
Mogi das Cruzes e Suzano não atingem meta no índice de alfabetização
Carlos Trinca/EPTV
Mogi das Cruzes e Suzano ficaram abaixo da meta de alfabetização de crianças de até 7 anos em 2024, segundo Indicador Criança Alfabetiza do Ministério da Educação (MEC). Outras três cidades do Alto Tietê não atingiram a meta, enquanto cinco superaram o índice determinado pela pasta. Os dados são referentes a 2024.
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Ainda de acordo com o ranking, oito das dez cidades da região melhoraram a métrica se comparada a 2023. Somente Poá e Santa Isabel registraram queda de um ano para outro (confira a tabela abaixo).
Abaixo da meta
De acordo com a medição, Mogi das Cruzes registrou 47,88%. A meta de alfabetizados era de 52,01%. Por outro lado, o município superou 2023, quando chegou a 46,6%.
Suzano tinha o objetivo de alfabetizar 48,1% no ano passado, de acordo com o Ministério da Educação. O percentual atingido foi de 46,82%. O município também supera 2023 (42,1%).
Poá, Salesópolis e Santa Isabel também não atingiram o índice esperado. Entre elas, só Salesópolis melhorou em comparação a 2023 (confira a posição das prefeituras abaixo).
Acima da meta
Outras cinco cidades da região superaram a meta determinada pelo órgão federal.
Ferraz de Vasconcelos atingiu 67,07%, acima dos 57,23% estipulado em 2024. Itaquaquecetuba chegou a 57,19%, superando os 48,89% determinado pela pasta.
Arujá, Biritiba-Mirim e Guararema também registraram índices maiores que o esperado pelo MEC.
Indicador Criança Alfabetizada
Segundo o Ministério da Educação, alunos que alcançam esse resultado conseguem ler palavras, frases e textos curtos; além de encontrar informações em textos curtos (até seis linhas), como em bilhetes, crônicas e fragmento de conto infantil.
Entre outras habilidades, a criança também é capaz de compreender informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal.
Ainda segundo MEC, 58% dos municípios melhoraram a taxa de alfabetização. Em 2023, o indicador nacional era de 56%. No total, 59,2% das crianças da rede pública de ensino de todo o Brasil foram alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental, de acordo com a pasta.
Mogi das Cruzes
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que desde o início da atual gestão tem adotado ações estratégicas visando o fortalecimento da alfabetização na rede municipal. O objetivo é atingir a meta em 2030.
Entre as medidas adotadas, está a formação continuada. A ação consiste na participação de todos os professores da rede no programa “Alfabetiza Juntos SP”. A iniciativa oferece espaços para estudos específicos sobre alfabetização (1º e 2º ano) e o aprofundamento das práticas pedagógicas (3º ao 5º anos).
Além disso, gestores escolares participam do curso “Alfabetiza Juntos SP Gestores”. O foco é na gestão pedagógica orientada por dados e na promoção de uma gestão democrática. Os agentes escolares recebem formação promovida pelo Departamento Pedagógico, conforme destacou a Prefeitura. A ideia é incentivar a leitura no cotidiano escolar.
Os profissionais passam por monitoramento constante através do Sistema Municipal de Avaliação – Aprendi, onde é realizado um acompanhamento trimestral dos indicadores de alfabetização e leitura. Os dados auxiliam nas decisões pedagógicas e na construção de planos de ação mais assertivos nas escolas.
Outra medida é o fortalecimento de programas e projetos complementares, como o “Mogi, Cidade Leitora”, que ganhou novas diretrizes. Entre elas, a ampliação de ações formativas e participação ativa em eventos na cidade.
Outros pontos destacados pela Prefeitura são: recebimento de recursos do PDDE Cantinho da Leitura (iniciativa do Governo Federal) para estrutura física e pedagógica, Plano Plurianual (plano para aquisição de novos títulos literários), reconhecimento de boas práticas, que prevê um encontro entre professores da rede no fim do ano para compartilhar experiências e a gestão integrada.
“A Secretaria de Educação reforça ainda o compromisso da atual administração com a qualidade da educação e com o direito de todas as crianças a uma alfabetização plena, cientes de que o trabalho é contínuo e requer o envolvimento de toda a comunidade escolar”, finalizou.
Suzano
A Secretaria de Educação de Suzano informou que também implementou diversas ações com o objetivo de atingir as metas até 2030.
Entre os avanços destacados pela pasta, está a reestruturação da gestão pedagógica, “destacando os setores e suas funções principais”. O intuito é facilitar o entendimento da estrutura administrativa e pedagógica, além de incentivar a interligação entre diferentes núcleos e programas.
Outras medidas destacadas são:
Elaboração de diretrizes, na implementação de práticas pedagógicas alinhadas ao currículo e aos objetivos educacionais;
Monitoramento da aprendizagem dos alunos;
Ações de educação inclusiva, respeitando as diversidades culturais, sociais e individuais dos estudantes;
Aprimoramento do Currículo da Cidade de Suzano;
Estabelecimento de parcerias com instituições privadas e públicas
Parametrização e monitoramento das aprendizagens por meio da plataforma Sistema Informatizado Municipal de Avaliação na Educação Básica (Simaeb).
Ainda segundo a pasta, as maiores dificuldades dos estudantes foram mapeadas através dos Instrumentos de Avaliação em Processo (IAPs), especialmente em leitura e escrita. Além disso, uma avaliação constatou a necessidade de maior articulação entre planejamento pedagógico e execução prática. Demais ações foram ajustadas ou reestruturadas.
Para fortalecer a alfabetização em 2025, estão previstas as seguintes ações:
Implantação de um programa de Fortalecimento das Aprendizagens;
Banco de Atividades de Leitura para a disponibilização de atividades permanentes como o projeto Leitura por Indícios para turmas de alfabetização;
Trilhas de Atividades Focadas: desenvolvimento de trilhas específicas para estudantes dos 4º e 5º ano;
Formação de Coordenadores Pedagógicos: focando na construção de identidade profissional e fortalecimento de práticas centradas na escola e no processo educativo;
Distribuição de livros didáticos do Movimento do Aprender, alinhados às concepções curriculares do município;
Realização de Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs) com foco no aprofundamento das práticas de alfabetização e letramento;
Cursos optativos fora do horário de serviço. O objetivo é fortalecer práticas pedagógicas nas áreas de Educação Física, Arte e Matemática, respeitando o modelo didático do município.
“Essas medidas refletem o compromisso da atual gestão em superar os desafios identificados em 2024 e garantir que as metas de alfabetização sejam atingidas nos próximos anos, com foco na construção de uma educação de qualidade e inclusiva”, concluiu a secretaria.
Poá
A Secretaria de Educação do município destacou o lançamento do programa Alfabetização na Idade Certa. De acordo com a pasta, a iniciativa visa acelerar a recomposição de aprendizagens após a pandemia.
O órgão afirmou que investe na formação contínua dos professores, “garantindo material didático de qualidade, apostilas e kits escolares completos para todos os alunos, além da entrega de uniformes.”
Outra prioridade é a reestruturação dos espaços pedagógicos. Segundo a administração municipal, o ideia é levar ambientes mais inclusivos e acolhedores.
“O compromisso da gestão é claro: melhorar os indicadores, valorizar cada estudante e avançar com responsabilidade e diálogo com toda a comunidade escolar”, afirmou a pasta.
Santa Isabel
Apesar de estar abaixo da meta, Santa Isabel considera o índice positivo. De acordo com a administração, o resultado é expressivo e “reforça o compromisso da cidade com a educação e o investimento contínuo em políticas públicas eficazes”.
A Prefeitura reforça que tem buscado parcerias estratégicas como o Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Motiva, além dos governos federal e estadual.
A pasta de Educação reforçou que o resultado colocou o município à frente do indicador estadual e nacional. Além disso, pontuou que investe na formação de docentes e na contratação de professores de reforço.
Entre ações, estão:
Reflexão sobre conquistas, desafios e metas pedagógicas;
Análise dos resultados com base nos dados do ICA, como planejamento de ações visando a potencialização da aprendizagem;
Promover momentos de interação entre profissionais da área, bem como planejar as atividades, focando na Língua Portuguesa e Matemática;
Planejamento de ensino e práticas pedagógicas eficazes de acordo com aquisição recente da pasta (Dez livros de literatura por aluno). O objetivo é incentivar a leitura, interpretação e produção textual, além de estimular a autonomia dos alunos;
Fornecer materiais de apoio como painéis de monitoramento do processo de ensino e aprendizagem .
“Com foco na qualidade do ensino, equidade e acompanhamento pedagógico, Santa Isabel reforça seu compromisso em assegurar a todas as crianças o direito de aprender na idade certa.”, finalizou o órgão.
Procurada, a Prefeitura de Salesópolis não respondeu até o fechamento desta reportagem.
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