Metrô do Recife fica sem funcionar por 24 horas, com todas estações fechadas em protesto contra privatização; ônibus são reforçados


Greve do metrô afeta transporte público no Grande Recife
O Metrô do Recife está sem funcionar desde as 22h da quarta-feira (13) e fica com todas as 37 estações fechadas até as 22h desta quinta-feira (14). Essa paralisação de 24 horas é realizada pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindimetro) no dia em que o presidente Lula visita o estado. O objetivo é protestar contra a privatização do sistema, autorizada pelo governo federal.
As duas linhas do Metrô do Recife (Centro e Sul) e a Linha Diesel, que transportam diariamente 180 mil pessoas, estão paralisadas após decisão dos metroviários em assembleia realizada na noite da quarta-feira (13). Por conta da paralisação, passageiros enfrentam terminais e ônibus lotados (veja vídeo acima). Linhas de ônibus receberam reforço (confira mais abaixo).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
O Metrô do Recife é gerenciado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa pública brasileira vinculada ao Ministério das Cidades. Os metroviários cobram a promessa feita por Lula, durante a campanha eleitoral de 2022, de que o sistema não seria privatizado.
“Lula assumiu publicamente o compromisso de que o Metrô do Recife não seria privatizado. Agora, diante da possibilidade concreta de entrega do sistema à iniciativa privada, os metroviários exigem que essa promessa seja cumprida”, disse o Sindimetro, em nota.
O g1 entrou em contato com o Sindmetro para saber da possibilidade de encerramento da greve antes do previsto, e se representantes dos metroviários terão agenda com o presidente, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
Estações estão fechadas durante paralisação de 24 horas no Metrô do Recife
Reprodução/TV Globo
Reforço nos ônibus
Com a paralisação do Metrô do Recife, mais passageiros precisam recorrer aos ônibus. Por isso, o Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema especial, com reforço na frota e utilização de linhas emergenciais.
Linhas reforçadas:
200 – TI Jaboatão (Parador)
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)
185 – TI Cabo
181 – Cabo (Cohab) / TI Cajueiro Seco
115 – TI Aeroporto/TI Afogados
168 – TI Tancredo Neves (Conde Boa Vista)
2450 – TI Camaragibe (Centro)
2480 – TI Camaragibe (Derby)
Linhas emergenciais ativadas:
238 – TI Jaboatão/TI Barro
858 – TI Joana Bezerra/TI Afogados/TI Barro
2481 – TI Camaragibe/TI TIP
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Privatização do metrô
O governo federal autorizou a transferência da gestão, operação e manutenção da rede metroferroviária do Grande Recife à iniciativa privada. Conforme consta no projeto da concessão, o leilão para a concessão do serviço à iniciativa privada deve ser realizado até 2026. A nova gestão deve começar em 2027.
Antes da concessão, serão transferidos para o governo de Pernambuco os bens imóveis e ativos da União que são necessários para o funcionamento do metrô. A resolução prevê três etapas fundamentais para o processo, que deverão ocorrer de maneira conjunta e indissociável:
Transferência dos bens e instalações federais atualmente ligados à operação do metrô;
Outorga de concessão à iniciativa privada, feita pelo governo estadual, para a gestão e operação da rede metroferroviária ;
Transferência da propriedade dos bens imóveis federais para o governo de Pernambuco.
Problemas recorrentes no metrô
O Metrô do Recife acumula, há anos, paralisações e problemas. Desde agosto de 2024, o sistema não funciona aos domingos por causa de obras de manutenção corretiva nas linhas Centro e Sul. Confira, abaixo, alguns casos recentes:
10 de junho de 2025: um incêndio atingiu um trem do Metrô do Recife, deixando os passageiros assustados. As chamas se espalhando na linha férrea embaixo de um vagão durante o embarque de usuários na Estação Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes.
16 de maio de 2025: por causa da chuva, a Linha Sul Diesel de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ficou interditada no trecho entre Marcos Freire e Curado. Usuários também relataram atrasos na manhã desta sexta (16), na Estação Camaragibe.
20 de junho de 2024: uma queda de energia provocou uma explosão num transformador e deixou os dois ramais da Linha Centro sem operação por 24 horas;
18 de junho de 2024: a Linha Sul ficou um dia sem funcionar por conta de um problema elétrico na rede aérea;
10 de junho de 2024: todas as estações da Linha Centro amanheceram fechadas por causa de um problema na rede elétrica;
14 de abril de 2024: a Linha Sul parou de funcionar por um dia após um trem quebrar e causar um problema na rede elétrica do sistema;
11 de março de 2024: todas as estações da Linha Sul do Metrô do Recife amanheceram fechadas por causa de um problema na rede de energia.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.