Governo Federal reconhece Goiás com maior honraria da Educação Brasileira

Premiação confirmou Goiás como o Melhor Ensino Médio do país, destacou o Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da Fonseca entre os de melhores resultados do Ensino Médio e reconheceu dois estudantes como os autores das melhores Redações do Enem da região Centro-Oeste

Mais uma vez, a Educação goiana volta a ganhar visibilidade nacional. Na primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira, Goiás chamou a atenção pela conquista de quatro premiações. A secretária de Educação, Fátima Gavioli, destacou que em Goiás os investimentos em Educação fazem toda a diferença.

“Durante a gestão atual criamos projetos para recuperar a aprendizagem e inserir Goiás no lugar que ele merece nacionalmente. Um governo que olha para as mudanças que ocorrem e antecipa as ações que podem prejudicar a aprendizagem colhe frutos hoje com esse reconhecimento da gestão por parte do Governo Federal”, explicou a secretária

A rede estadual goiana ficou em 1º lugar pela oferta do Melhor Ensino Médio do país, foi destaque com o Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da Fonseca (Formosa), que alcançou os melhores resultados no Ensino Médio da região Centro-Oeste, e também chamou a atenção pelo excelente desempenho dos estudantes Lui Vinícius Alves de Abreu e Tawany Costa Santos na Redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Oscar da Educação

A cerimônia de entrega do Prêmio MEC da Educação Básica foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília. A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, representou o governador Ronaldo Caiado na solenidade. A premiação foi um troféu e R$ 500 mil em dinheiro.

Idealizador do prêmio, o ministro Camilo Santana destacou que a iniciativa busca mobilizar toda a comunidade educacional do país e reconhecer o esforço das redes e escolas públicas que trabalham para garantir a qualidade do ensino, a permanência, a equidade e a inclusão.

“Nosso objetivo não é promover a competição entre as redes e escolas, mas reconhecer as ações exitosas com bons resultados nos Estados. O papel do MEC é de coordenador, de indutor financeiro e técnico das políticas nacionais, mas elas precisam ser construídas com os entes federados, com os estados, municípios, com o chão da escola, ouvindo professores, gestores e estudantes”, concluiu.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou o prêmio ao Oscar da Educação brasileira. Segundo ele, com essa ação, o governo federal trabalha para consolidar a aliança entre a União, os estados e os municípios no sentido de fortalecer a Educação Básica. “Todos têm o direito às mesmas oportunidades e enquanto não superarmos a desigualdade de oportunidades no Brasil não será possível fazer justiça social”, acrescentou.

Municípios goianos comemoram

Sete municípios goianos conquistaram importantes premiações no Prêmio Mec da Educação Básica nas categorias Educação Infantil, Alfabetização, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Educação em Tempo Integral. A premiação nestas etapas da Educação, reflete a importância do regime de cooperação entre o Estado de Goiás e os municípios goianos, instituído em 2021, e que vem fortalecendo, cada vez mais, as redes públicas municipais já a partir da Alfabetização.

As redes premiadas foram Damolândia (Educação Infantil – Maior Taxa de Cobertura em Creche – Municípios); Goianésia (Alfabetização – Melhor Resultado por Escolas e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Escolas); Santa Bárbara de Goiás (Alfabetização – Melhor Resultado por Municípios); Santa Rita do Novo Destino (Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Municípios); Rio Verde (Anos Finais do Ensino Fundamental – Melhores Resultados Escolas Municipais e Municípios); Goiandira (Educação em Tempo Integral – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Municípios); e Itumbiara (Educação em Tempo Integral – Educação Infantil – Municípios).

Dione Araújo, prefeito de Itumbiara, comemorou o prêmio como sendo um reconhecimento do esforço do município em ofertar Educação de tempo integral de qualidade para todas as crianças. “Implantamos uma política pública robusta que já é respeitada pela sociedade e que agora começa a dar seus primeiros frutos nacionalmente”, declarou ele.

Prefeito de Santa Rita do Novo Destino, Roberto João de Oliveira (Gaguinho) frisou que o município conquistou o prêmio graças ao apoio recebido do governo estadual, que destinou recursos financeiros para a melhoria da infraestrutura das unidades escolares municipais. “Essa é uma conquista muito importante para nós, pois mostra que estamos no caminho certo”.

A professora Luciene Moreira, do C. E. Professora Aurelice Gomes da Fonseca, de Formosa, não escondia a emoção em participar da solenidade de premiação. Para ela, o reconhecimento do MEC é um incentivo muito grande para toda a comunidade escolar. “No nosso colégio, o amor e o carinho são os dois ingredientes principais que nos movem”.

O município de Goianésia foi um grande destaque, com a Escola Municipal Evangélica Monte Moriá conquistando dois prêmios: Alfabetização – Melhores Resultados por Escolas e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Melhores Resultados por Escolas.

O secretário municipal de Educação e Cultura de Goianésia, Noé Raimundo de Araújo, reconheceu que o regime de cooperação entre o município e o Estado, por meio do programa AlfaMais Goiás, foi fundamental para a conquista do prêmio. Ele considerou ainda que ser agraciado com o troféu impõe uma responsabilidade ainda maior sobre o poder público, que agora precisa trabalhar para avançar ainda mais na qualidade do ensino ofertado.

Segunda premiação em 2025

Essa é a segunda vez que a rede estadual de ensino é premiada pelo Ministério da Educação este ano. Em fevereiro, o Governo de Goiás e a Seduc/GO foram agraciados com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização pelas ações implementadas a partir do programa AlfaMais Goiás, executado desde 2021 por meio do regime de cooperação entre Estado e os 246 municípios goianos.

(Texto:Maria José/Fotos:Solimar de Oliveira e Vitória Pacheco)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.