Rua Rodrigo Romeiro recebe pavimentação após vazamentos e cratera engolir carros em Bauru


Rua que cedeu e engoliu carros em Bauru começa a ser asfaltada após série de vazamentos
A Rua Rodrigo Romeiro, no bairro Higienópolis, em Bauru (SP), começou a receber nova pavimentação nesta quinta-feira (14) após o registro de quatro vazamentos de água e dois afundamentos em julho, que abriram crateras e engoliram carros.
Apesar da conclusão da obra, o trecho no quarteirão 5, próximo ao acesso à Avenida Nações Unidas, segue interditado. A expectativa é de que a liberação ocorra no meio da tarde, após o asfalto recém-aplicado esfriar. No local, cavaletes ainda sinalizam a interdição.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Rua Rodrigo Romeiro recebe pavimentação após afundamentos e vazamentos em Bauru
Gabriel Pelosi/TV TEM
Equipes da Secretaria de Infraestrutura estiveram na via desde as primeiras horas do dia para realizar a limpeza e, em seguida, iniciar o trabalho de recapeamento com o auxílio de maquinários pesados.
Segundo o diretor da pasta, Etevino Zacarias, a liberação do trânsito está prevista para ocorrer por volta das 15h desta quinta-feira. A previsão é de que, com a obra finalizada, não sejam registrados novos problemas de vazamento ou afundamento no local.
Relembre o caso
No fim de julho, dois carros foram engolidos após o asfalto ceder em dois trechos da via.
O primeiro caso aconteceu no dia 20, na quadra 5, em frente a um prédio residencial. Uma câmera de segurança registrou o momento em que um carro de luxo vai parar dentro de uma cratera (veja abaixo).
Câmera de segurança registra carro de luxo caindo em cratera após asfalto ceder em Bauru
Dois dias depois, em 22 de julho, a equipe da TV TEM flagrou o momento em que outro veículo foi arrastado para dentro de cratera, na quadra 6.
Ambas as quadras haviam sido liberadas recentemente após serviços de pavimentação.
Asfalto cede e engole carro dois dias após afundamento na mesma rua em Bauru (SP)
Gabriel Pelosi/TV Tem
Na semana seguinte aos incidentes, a prefeitura iniciou uma força-tarefa com uso de maquinário pesado. A tubulação de drenagem de águas pluviais foi substituída por material plástico mais resistente.
A recomposição do solo e a nova pavimentação foram programadas para ocorrer até o início de agosto.
Apesar do novo asfalto ter sido aplicado na quadra 6, o trecho voltou a apresentar problemas em 2 de agosto.
Carro de luxo caiu em cratera após asfalto ceder em Bauru (SP), em 20 de julho
Gabriel Pelosi/TV Tem
Questionado pela TV TEM, o DAE informou que o afundamento foi causado pela acomodação do solo e que não havia vazamento no local. A reforma da guia e da sarjeta foi marcada para segunda-feira (4).
Mesmo após os reparos, um novo vazamento foi registrado na segunda-feira (4), na quadra 5, durante os trabalhos de compactação do solo.
De acordo com o DAE, “o vazamento surgiu durante os trabalhos realizados pela Secretaria de Infraestrutura, de compactação do solo na quadra 5. O vazamento de água na rede de duas polegadas foi identificado por volta das 14h30 de hoje e reparado pela equipe técnica do DAE por volta das 16h. Vazou na conexão entre as tubulações e foi ajustado em 15 minutos de trabalho, bem rápido”.
Ainda na segunda, o diretor de Infraestrutura havia informado que a previsão era liberar o trânsito na rua até a noite de 6 de agosto.
Rua Rodrigo Romeiro é liberada para o trânsito, mas aplicação do asfalto fica para a próxima semana
TV TEM/Reprodução
Na última terça-feira (12), um novo vazamento de água foi identificado na rua, sendo o quarto registro no mesmo endereço desde que o asfalto cedeu e formou uma cratera que engoliu carros, há menos de um mês.
De acordo com informações apuradas pela TV TEM, o problema ocorreu em um ramal, ou seja, um cano inativo por onde passava água trincou com o peso das máquinas. A equipe do Departamento de Água e Esgoto (DAE) precisou fazer a substituição.
Bauru registra 4º vazamento de água no mesmo ponto onde cratera engoliu carros
Gabriel Sato/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.