Bahia pode ganhar trem metropolitano conectando Camaçari ao Recôncavo

O Secretario Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Ministério da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, revelou ao Portal A TARDE, nesta sexta-feira, 15, que estão em estudo projetos de trem metropolitano na Região Metropolitana de Salvador, contemplando as localidades de Águas Claras, Simões Filho, Aratu e Camaçari.“Nós estamos fazendo um estudo de um trem de passageiros entre Salvador e Feira de Santana e o ministro Rui [Costa] pediu ao ministro Renan [filho] que nós fizéssemos um estudo de uma ferrovia saindo de Águas Claras a Simões Filho e indo para Camaçari, o que seria um trem metropolitano”, explicou. Ele acrescentou que um grupo privado também recebeu autorização para desenvolver um projeto de trem de passageiros, que será apresentado e analisado pelo PPI na próxima semana.

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O projeto faz parte do mesmo contrato do trem Salvador–Feira de Santana e, segundo Cavalcanti, envolve uma outra frente de atuação. Caso seja aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o plano prevê a criação de uma linha ligando São Félix a Cachoeira, através de uma outra linha férrea passando por Feira de Santana “e depois entroncando na altura do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves com a ferrovia”.“Enfim, como a gente tem falado, nós estamos agora tem que fazer uma carteira de projetos para que a gente possa ter no no próximo mandato do presidente Lula um planejamento já de investimentos aqui na região”, concluiu, acrescentando que os projetos devem ser acrescentados no Novo PAC.Ferrovia Centro-AtlânticaCavalcanti também trouxe uma atualização sobre o processo de renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Segundo ele, o governo está há cerca de dois anos “negociando com o concessionário uma modelagem de renovação diferente da proposta pelo governo anterior”.“O ministro [de Transportes] Renan [Filho] renegociou todas as ferrovias que tinham sido prorrogadas pela gestão passada, inclusive arrecadando mais do que o que tinha sido previsto no leilão passado”, iniciou.“O concessionário inicialmente não queria investimentos.Nós fizemos um estudo para uma nova concessão e apresentamos: ‘olha, é isso que nós queremos. Se você aderir a essa proposta, nós podemos renovar sua concessão’. A semana passada ele aceitou essa proposta do Ministério de Transporte. O Ministério de Transporte encaminhou essa semana para nesta semana para a ANTT. Essa proposta prevê investimento de quase R$ 4 bilhões aqui na Bahia com a requalificação, troca de trilho, troca de dormentes na linha aqui que vai de Aratu até Corinto.Prevê que ele continuará operando a linha até o Senhor do Bonfim e com isso a gente dá um passo para que a gente possa fazer outros investimento”, concluiu.Marcus esteve presente, na manhã desta sexta-feira, 15, no segundo dia do Bahia Export, fórum estadual de logística, infraestrutura e transportes, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), no Stiep, em Salvador.

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