40 dias de oração: Saiba o significado da quaresma de São Miguel Arcanjo, anjo guardião da Igreja Católica


São Miguel Arcanjo, anjo guardião da Igreja Católica no Santuário de Piquete.
Divulgação/Pascom do Santuário de Piquete
Assim como no período que antecedeu a Páscoa, milhares de católicos estão acordando de madrugada para rezar, fazendo penitências, jejum e se unindo em 40 dias de oração. Dessa vez, o motivo é uma quaresma diferente: é em homenagem a São Miguel Arcanjo.
Do dia 15 de agosto até o dia 28 de setembro, diariamente os devotos fazem orações a São Miguel Arcanjo, que é tido como o anjo guardião da Igreja Católica e dos cristãos. Como forma de honrar o anjo e mostrar devoção diante dos pedidos feitos em oração, os fiéis costumam jejuar e fazer sacrifícios nessa época.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A quaresma é encerrada na véspera do dia do arcanjo, que é celebrado no dia 29 de setembro, mesmo dia dos arcanjos São Gabriel e São Rafael, segundo a fé católica.
Tradicionalmente, a quaresma representa um período litúrgico de 40 dias que antecede a celebração da Páscoa no cristianismo, no qual os devotos fazem penitências em memória à morte e à ressurreição de Cristo – a data varia a cada ano, mas geralmente pega os meses de março e abril.
No caso da quaresma de São Miguel Arcanjo, a data é fixa. Os religiosos apontam que a tradição teve início com São Francisco de Assis e foi se propagando ao longo dos séculos.
São Miguel Arcanjo, anjo guardião da Igreja Católica no Santuário de Piquete.
Reprodução/Portal A12
Para fazer a quaresma, os devotos podem participar de celebrações presencialmente em paróquias e também acompanhar de forma online, como é a quaresma que está sendo realizada de madrugada pelo Frei Gilson, sacerdote católico com mais de 10 milhões de seguidores na internet.
Há ainda a possibilidade do fiel fazer os 40 dias de orações de casa, acendendo uma vela e rezando as preces de São Miguel Arcanjo sozinho – veja o passo a passo com a lista de orações no final da reportagem.
Segundo a Basílica de São Miguel Arcanjo, a quaresma “trata-se de uma devoção, e as devoções devem nos ajudar a viver melhor a nossa fé e o nosso relacionamento com Deus. Esse é o primeiro motivo pelo qual devemos ter e rezar as santas devoções e também para interceder pelas nossas causas e pelas causas de nossos irmãos”.
O arcanjo Miguel aparece em várias passagens bíblicas como uma figura de proteção e justiça divina. Segundo a comunidade católica Canção Nova, que tem sede em Cachoeira Paulista (SP) e que está transmitindo a quaresma de Frei Gilson, o arcanjo é invocado pelos fiéis em “momentos de tentação e perigo espiritual”.
“É uma prática tradicional da Igreja, e ele é conhecido por vir em auxílio dos fiéis em suas batalhas contra as forças das trevas. A sua intercessão pode ser especialmente poderosa em momentos de perigo, doenças e ataques espirituais. Ao pedir a São Miguel que venha em nosso socorro, reconhecemos que, assim como ele derrotou Satanás no céu, ele pode nos ajudar a vencer o mal em nossa vida cotidiana”, explicou em artigo o teólogo Rafael Brito, da Canção Nova.
Antes de começar as orações diárias da quaresma é preciso:
Acender uma vela abençoada diante de uma imagem ou estampa de São Miguel;
Oferecer uma penitência durante os 40 dias;
Fazer o sinal da cruz; e
Rezar todos os dias: a Oração inicial, a Ladainha de São Miguel, e a Consagração a São Miguel – se desejar, pode rezar também o Rosário de São Miguel.
São Miguel Arcanjo, anjo guardião da Igreja Católica no Santuário de Piquete.
Divulgação/Pascom do Santuário de Piquete
Veja como é cada prece:
Oração inicial
“São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém”.
Em seguida, rezar o ‘Sacratíssimo Coração de Jesus, tende piedade de nós! (3x)’
Ladainha de São Miguel
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do Mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Trindade Santa, que sois um único Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, rogai por nós.
São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai por nós.
São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino, rogai por nós.
São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós.
São Miguel, poderosíssimo Príncipe dos exércitos do Senhor, rogai por nós.
São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade, rogai por nós.
São Miguel, guardião do Paraíso, rogai por nós.
São Miguel, guia e consolador do povo israelita, rogai por nós.
São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante, rogai por nós.
São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, rogai por nós.
São Miguel, luz dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, baluarte dos Cristãos, rogai por nós.
São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da Cruz, rogai por nós.
São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida, rogai por nós.
São Miguel, socorro muito certo, rogai por nós.
São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades, rogai por nós.
São Miguel, arauto da sentença eterna, rogai por nós.
São Miguel, consolador das almas que estão no Purgatório, rogai por nós.
São Miguel, a quem o Senhor incumbiu de receber as almas que estão no Purgatório, rogai por nós.
São Miguel, nosso Príncipe, rogai por nós.
São Miguel, nosso Advogado, rogai por nós.
Ao final, reza-se:
Um Pai Nosso em honra de São Gabriel.
Um Pai Nosso em honra de São Miguel Arcanjo.
Um Pai Nosso em honra de São Rafael.
Consagração a São Miguel Arcanjo
“Ó Príncipe nobilíssimo dos Anjos, valoroso guerreiro do Altíssimo, zeloso defensor da glória do Senhor, terror dos espíritos rebeldes, amor e delícia de todos os Anjos justos, meu diletíssimo Arcanjo São Miguel, desejando eu fazer parte do número dos vossos devotos e servos, a vós hoje me consagro, me dou e me ofereço e ponho-me a mim próprio, a minha família e tudo o que me pertence, debaixo da vossa poderosíssima proteção.
É pequena a oferta do meu serviço, sendo como sou um miserável pecador, mas vós engrandecereis o afeto do meu coração; recordai-vos que de hoje em diante estou debaixo do vosso sustento e deveis assistir-me em toda a minha vida e obter-me o perdão dos meus muitos e graves pecados, a graça de amar a Deus de todo coração, ao meu querido Salvador Jesus Cristo e a minha Mãe Maria Santíssima, obtende-me aqueles auxílios que me são necessários para obter a coroa da eterna glória.
Defendei-me dos inimigos da alma, especialmente na hora da morte. Vinde, ó príncipe gloriosíssimo, assistir-me na última luta e com a vossa arma poderosa lançai para longe, precipitando nos abismos do inferno, aquele anjo quebrador de promessas e soberbo que um dia prostrastes no combate no Céu. Amém!”
Imagem de São Miguel Arcanjo deve ficar pronta em 2025
São Miguel Arcanjo
Divulgação / Paróquia São Miguel Arcanjo
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.