Foi inaugurada, nesta terça-feira (19), a nova sede da Delegacia de Eventos e Proteção ao Turista (Deptur), da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em Belo Horizonte. Antes no bairro Alípio de Melo, região Noroeste, os serviços foram transferidos para o prédio da Casa Amarela, no Circuito Liberdade, no bairro Funcionários, região Centro-Sul de BH.
A delegacia, segundo o governo de Minas, será responsável por acolher e orientar turistas, acompanhar procedimentos envolvendo estrangeiros e fazer a articulação com consulados, além de participar da elaboração de planos de segurança para eventos de grande porte, em conjunto com outras áreas da PCMG e órgãos parceiros. A inauguração da nova sede contou com a participação do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.
“A inauguração da Casa Amarela para receber a nossa delegacia de apoio ao turista é uma conquista em vários sentidos. Ela foi reformada e restaurada para isso, é parte do patrimônio tombado da Praça da Liberdade, um casarão de 1912. Trazer a Deptur é importante para dar conforto e tranquilidade para o turista em um momento que ele precisa e, além disso, a gente melhora as condições de trabalho da equipe, o que faz com que o serviço prestado internamente também melhore substancialmente”, disse Mateus Simões”, disse o vice-governador,
Simões também assinou um despacho que cria o Núcleo Especializado de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Polícia Civil de Minas Gerais. O equipamento irá operar dentro da delegacia, atuando, de forma técnica, no tombamento e classificação de bens de Minas Gerais.
Estrutura
De acordo com o governo de Minas, a nova sede terá dois gabinetes de delegado, cartório, sala de investigadores, inspetoria, recepção e uma estrutura de informática composta por dez computadores e equipamentos digitais. A delegacia contará ainda com um painel de monitoramento de ocorrências envolvendo turistas estrangeiros
Foi entregue, durante a cerimônia de inauguração, uma das 51 viaturas entregues pelo Governo de Minas à Polícia Civil, em julho, ao custo de R$ 152 mil, com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública.
Atendimento
O atendimento regular da nova sede da delegacia será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h30. Segundo o governo, a intenção é que, em eventos e datas especiais, a unidade mobilizará escalas específicas, estendendo a atuação para pontos estratégicos, como estádios, aeroportos, rodoviária e espaços de grande fluxo turístico.
A Deptur também tem uma Delegacia Móvel, adaptada para funcionar como posto itinerante em qualquer município mineiro, quando necessário.
Instabilidade no sistema da PC
Durante a solenidade, o vice-governador comentou as críticas feitas pelo Sindicato dos Escrivães e Oficiais Investigadores de Polícia de Minas Gerais (Sindep/MG) às dificuldades enfrentadas pelos servidores com o sistema PCNet, da Polícia Civil. Como já publicado pelo BHAZ, em julho, os agentes enfrentam instabilidade no acesso. Um novo ofício foi enviado em agosto à chefia da Polícia Civil cobrando melhorias.
“O que deveria ser uma ferramenta de trabalho virou motivo de frustração: demora de até três minutos para abrir uma solicitação, quedas constantes, instabilidade e lentidão que só pioraram após a integração com o PJe. O resultado? Investigações prejudicadas, prazos comprometidos, atendimento à população travado e policiais adoecendo diante da sobrecarga”, reclama Marcelo Horta, presidente do Sindicato dos Escrivães do Estado de Minas Gerais.
Implementado em 2011, o Sistema de Informatização e Gerenciamento dos Atos de Polícia Judiciária, conhecido como PCnet, é a plataforma onde são armazenadas todas as informações e dados relacionados aos inquéritos da Polícia Civil. Atualmente, o sistema passa por um processo de integração com o Processo Judicial Eletrônico (PJ-e), ferramenta do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A integração foi concluída em 2025 em boa parte das comarcas, mas, segundo os servidores, os desafios, que já eram considerados “grandes” e se arrastavam “há anos”, só “se agravaram”.
No evento desta terça-feira (19), o vice-governador admitiu que os problemas existentes, mas é necessário que haja recursos financeiros para que o problema seja solucionado.
“Nós temos um desafio grande. A Polícia Civil opera com um sistema, o PCNET, que quando foi criado era o que havia de mais moderno no Brasil. Infelizmente, o tempo passa para todos, também para o sistema. E a gente hoje tem necessidade de encarar esse desafio, que demanda não só alguns milhões, são centenas de milhões de reais de investimento para que a gente possa reestruturar o sistema”, diz Mateus.
Simões condicionou as melhorias à aprovação, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). “A gente poderia ter um pouco mais de velocidade se houvesse mais dinheiro disponível. Toda vez que alguém conversa comigo, a gente acaba chegando na questão financeira. Por isso a importância do Propag, por isso todos os dias o meu pedido para que a Assembleia possa votar o que está lá esperando votação para que a gente possa seguir um novo caminho para a Minas Gerais a partir da adesão no ano que vem”, completou.
O post Delegacia de Proteção ao Turista, em BH, ganha nova sede; saiba onde apareceu primeiro em BHAZ.