Após destróieres, governo Trump envia ‘esquadrão anfíbio’ com 3 navios de guerra para costa da Venezuela, diz agência


Donald Trump, presidente dos EUA, e Nicolás Maduro, líder do chavismo na Venezuela
Kevin Lamarque e Manaure Quintero/Reuters
Os Estados Unidos enviaram um esquadrão anfíbio para o sul do Caribe como parte do esforço do presidente Donald Trump para enfrentar ameaças de cartéis de drogas latino-americanos, disseram à agência de notícias Reuters dois oficiais americanos informados sobre a operação na noite de quarta-feira (20).
As fontes, que falaram sob condição de anonimato, afirmaram que o USS San Antonio, o USS Iowa Jima e o USS Fort Lauderdale podem chegar à costa da Venezuela já no domingo. Os navios transportam 4.500 militares, incluindo 2.200 fuzileiros navais, disseram as fontes.
As fontes se recusaram a detalhar a missão específica do esquadrão. Mas disseram que os recentes deslocamentos têm como objetivo enfrentar ameaças à segurança nacional dos EUA vindas de “organizações narco-terroristas” especialmente designadas na região.
Trump fez do combate aos cartéis de drogas uma meta central de sua administração, como parte de um esforço mais amplo para limitar a migração e reforçar a segurança na fronteira sul dos EUA.
Em fevereiro, o governo Trump classificou o Cartel de Sinaloa, do México, e outros grupos de narcotráfico, assim como a organização criminosa venezuelana Tren de Aragua, como organizações terroristas globais, no momento em que Trump intensificava a repressão à imigração contra supostos membros de gangues.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.