Brasil quebra recorde de produção de petróleo e gás com foco no pré-sal

A produção de petróleo e gás natural no Brasil atingiu um novo recorde histórico em junho, com média de 4,9 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O volume representa a maior marca já registrada pelo país, reforçando o protagonismo do pré-sal e da produção offshore.

Detalhamento da produção

De acordo com o boletim da ANP, a produção de petróleo sozinha alcançou 3,7 milhões de barris por dia (bpd), registrando um aumento de 10,1% em relação ao mesmo período de 2024. Já a produção de gás natural chegou a 181 milhões de metros cúbicos por dia, com crescimento expressivo de 20,9% na comparação anual.

O levantamento mostra que a maior parte dessa produção vem do mar: 97,6% do petróleo e 85,3% do gás foram extraídos de áreas offshore. O pré-sal, por sua vez, foi responsável por quase 80% de todo o volume produzido no país.

Campo de Tupi lidera produção

O campo de Tupi, localizado na Bacia de Santos, destacou-se como o maior produtor nacional, respondendo por 794 mil barris de petróleo e 40 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. O desempenho robusto do campo reforça sua importância estratégica para a matriz energética brasileira.

Participação internacional e expansão

Embora a produção no Brasil seja predominantemente liderada por empresas estatais, a presença de multinacionais também cresce. A Petronas, por exemplo, mantém investimentos no pré-sal da Bacia de Santos, sinalizando o interesse estrangeiro nos ativos brasileiros.

O Brasil integra o grupo OPEP+ como observador, mas não está sujeito a cotas de corte de produção, o que favorece sua expansão contínua no setor de hidrocarbonetos.

O post Brasil quebra recorde de produção de petróleo e gás com foco no pré-sal apareceu primeiro em Click Petróleo .

Adicionar aos favoritos o Link permanente.