O sentimento de nostalgia por algo que boa parte da população de Belo Horizonte não viveu tomou conta de uma publicação nas redes sociais nos últimos dias. O vídeo feito com IA (Inteligência Artificial) mostra como seria a capital mineira entre o fim do século XIX, quando foi fundada, e o início do século XX. (Assista abaixo)
O vídeo mostra locais muito conhecidos dos frequentadores da cidade, porém, com uma roupagem diferente. A avenida Afonso Pena, por exemplo, aparece com corredores de árvores e sem asfalto em alguns takes. Em outros, os bondes elétricos circulam entre os arbustos. Os pedestres aparecem vestidos com roupas clássicas, contando com chapéus, luvas e ternos.
A serra do Curral surge ainda mais nítida ao fundo da cidade. A avenida do Comércio, atual avenida Santos Dumont, é desenhada entre casarões e sobrados. Os primeiros carros da cidade começam a dar sinais na via que era considerada o epicentro comercial da recém-criada capital mineira.
A simulação via IA ainda mostra a construção de importantes marcos da cidade, como o Viaduto Santa Tereza, ainda sem os arcos, a avenida Antônio Carlos, aberta em uma área de campo do bairro Lagoinha, e a Igreja São José.
O vídeo motivou comentários nostálgicos nas redes sociais. Muitos internautas falaram sobre o sonho de terem vivido na época representada pela IA. A beleza dos prédios também chamou atenção. “Que arquitetura majestosa”, escreveu uma internauta. “Os bondinhos… Que chame e elegância”, observou outro.
A publicação também ativou memórias afetivas. “Minha avó conta que a avenida Afonso Pena era um túnel verde extenso e que a cidade ficava na maioria das vezes fresca. No inverno, fazia mais frio no Centro. Ela conta também que as pessoas eram roubadas à noite, pois ficavam entre as árvores escondidas. A Afonso Pena era muito linda”, disse um internauta.
O vídeo em IA foi feito pelo designer Douglas Ignácio. Frequentemente, ele viraliza nas redes sociais com publicações nostálgicas de diferentes cidades brasileiras.
Assista ao vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Fundação de Belo Horizonte
Belo Horizonte nasceu como a primeira cidade brasileira totalmente planejada para ser capital. Projetada pelo engenheiro Aarão Reis, a nova sede do governo mineiro foi concebida para substituir Ouro Preto, que já não comportava a expansão administrativa.
Inspirado em modelos urbanísticos de Paris e Washington, o traçado previa largas avenidas, ruas arborizadas e quarteirões regulares em formato de tabuleiro. A inauguração, em 12 de dezembro de 1897, marcou a estreia de uma capital moderna, pensada para simbolizar o progresso de Minas Gerais.
O post Afonso Pena, Contorno, Lagoinha: Veja como era BH no final do século XIX, segundo IA apareceu primeiro em BHAZ.