Operação mira venda de cigarros ilegais em Minas Gerais e outros estados

Dois mandados de prisão e 23 de busca e apreensão são cumpridos nesta terça-feira (26) em ação que visa desarticular um esquema de venda de cigarros ilegais nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. A operação “Sinal de Fumaça II” é conduzida pela Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal, Ministério Público Federal e Secretaria da Fazenda de Minas Gerais.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

De acordo com as autoridades, a movimentação “tem por objetvo apurar a produção, distribuição e comercialização de cigarros clandestnos ou sem controle fiscal”.

Segundo levantamentos da Polícia Federal, uma organização criminosa utilizava uma rede complexa e articulada para praticar os ilícitos. A comercialização dos cigarros movimentou cerca de R$ 50 milhões.

(Reprodução/Polícia Federal)

A operação “Sinal de Fumaça II” é um desdobramento de investigações iniciadas em outubro de 2024, durante a primeira fase da operação “Sinal de Fumaça”. Nesta etapa, foi comprovada a participação de servidores públicos e um profissional liberal no esquema. As investigações indicam que os servidores públicos recebiam vantagens indevidas para facilitar as atividades criminosas.

Os responsáveis poderão responder pelos crimes de sonegação fiscal, organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Foram mobilizados para a operação 13 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal, além 69 policiais federais.

O post Operação mira venda de cigarros ilegais em Minas Gerais e outros estados apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.