
Represa Municipal de Guararapes (SP)
Divulgação
Moradores flagrados desperdiçando água serão autuados em Guararapes (SP). A medida foi anunciada pela prefeitura da cidade, que tem 60% do abastecimento proveniente da represa municipal.
Com a estiagem, o risco de racionamento é grande no município com histórico de falta d’água.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Conforme o poder público, a medida tem caráter preventivo. A fiscalização é feita pelas equipes do Departamento de Engenharia e Saneamento Básico. Ao presenciarem a irregularidade, os fiscais vão notificar o morador. Quem desrespeitar a regra e reincidir na infração poderá ser autuado em R$ 231.
A recomendação é evitar lavar as calçadas e desperdiçar água, principalmente durante o período de escassez de chuva.
Abastecimento
A represa municipal de Guararapes é responsável pelo abastecimento de 60% da cidade. O restante, ou seja, 40% fica a cargo do poço profundo. Segundo a prefeitura, cada habitante utiliza em média 280 litros de água por dia, índice acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 100 litros/dia.
Denúncias
O trabalho de fiscalização é feito durante a leitura dos hidrantes em imóveis residenciais e comerciais do município. Os agentes também pedem a colaboração da população para denunciar irregularidades por meio dos telefones (018) 3606-8006 e (018) 3406-1065.
Guararapes (SP)
Divulgação
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM