A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Contagem, nesta sexta-feira (29), transformou-se em um palanque para as eleições de 2026 em Minas Gerais. Os discursos dos ministros Alexandre da Silveira (Minas e Energia) e Jader Filho (Cidades) foram marcados por um apoio explícito e entusiasmado a uma eventual candidatura do senador Rodrigo Pacheco (PSD) ao governo do estado. O próprio Pacheco, ao discursar, foi ovacionado pelo público, que gritava seu nome como o próximo governador.
Apesar do clamor popular e do apoio ministerial, tanto o senador quanto o presidente Lula não comentaram sobre a possível candidatura durante o evento.
Acenos diretos e críticas a Zema
O ministro Jader Filho foi o mais direto em seu endosso. Em um discurso que criticou as “escolhas erradas” feitas por Minas Gerais nos últimos anos, em uma alusão ao governo de Romeu Zema (Novo), ele se dirigiu diretamente a Pacheco. “Rodrigo Pacheco, você tem uma oportunidade. Você tem uma obrigação com o Brasil e Minas Gerais. Você é um exemplo pro Brasil. Você não pode se omitir. Você tem que ser o próximo governador de Minas Gerais. Conte com nossa ajuda. Conte comigo”, declarou Jader Filho.
Alexandre da Silveira também fez um discurso com críticas veladas ao atual governador e apoio ao senador. “Com essa mesma determinação, essa mesma vontade de servir, com a mesma consciência da importância de acordar de manhã e, ao invés de comer batata com casca, vai chamar os secretários para trabalhar e desenvolver Minas. Este é o meu amigo, senador Rodrigo Pacheco”, disse Silveira, fazendo referência a um vídeo gravado por Zema. “Estou doido, Rodrigo, para passar os fins de semana com você pelas estradas de Minas, defendendo a volta da boa política”, completou o ministro.
Articulação nos bastidores
O tema da sucessão em Minas já havia sido levantado em uma entrevista de Lula à Record Minas na véspera. Questionado sobre uma possível chapa entre Rodrigo Pacheco e a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), o presidente brincou que a ideia era do apresentador, mas não descartou a possibilidade, mantendo o assunto em aberto.
O post Apoio a Rodrigo Pacheco para o Governo de MG em 2026 marca discursos de ministros de Lula em Contagem apareceu primeiro em BHAZ.