HC-UFMG desinfecta área infestada por piolhos de pombo e bebês retornam à UTI de origem

O Hospital das Clínicas da UFMG informou nesta sexta-feira (29) que a UTI Neonatal voltou a funcionar no seu local de origem, após a os bebês terem sido remanejados para uma outra área devido a uma infestação de piolhos de pombo na unidade de saúde.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

De acordo com o HC, última segunda-feira (25), os pacientes internados foram transferidos para outra área dentro do próprio hospital. “É importante ressaltar que os salões onde os recém-nascidos ficam internados não teve presença de piolhos e que nenhum bebê foi atingido”, garante a unidade em nota divulgada à imprensa.

Na oportunidade, ospacientes foram transferidos para uma área física do hospital. “Essa medida permitirá que seja feita a dedetização preventiva de todos os ambientes da UTI Neonatal, garantindo total segurança para bebês, familiares e profissionais de saúde”, explicou o HC em nota na última segunda (25).

De acordo com o Hospital, estão sendo seguidos rigorosamente todos os protocolos a fim de garantir total segurança para bebês, familiares e profissionais de saúde.

“Dentre as providências adotadas desde a identificação dos piolhos foi feita a desinfecção pontual do local identificado, reforçadas as barreiras físicas como reforço na vedação das janelas, colocação de placas extras de acrílico vedadas com silicone nas janelas pelo lado de dentro, instalação de grades tipo espícula para impedir que as aves pousem nas proximidades da Unidade de outras áreas de internação, desocupação, dedetização e higienização de toda a área”.

O hospital, além de realizar inspeção para verificar a existência de eventuais ninhos e dormitórios de pombos, estuda a possibilidade de contratação de Serviço de Falcoaria que é a criação de gaviões para espantar os pombos.

“É importante ressaltar que tem aumentado a ocorrência de pombos, insetos e roedores nas calçadas e ruas da área hospitalar, atraídos pela sujeira acumulada e restos de alimentos que são deixados pelos diversos públicos que frequentam a área hospitalar”, encerra a nota.

O BHAZ procurou a Prefeitura de BH para se pronunciar sobre a limpeza feita, diante da reclamação de que o acúmulo de sujeira, restos de alimentos e resíduos nas ruas tenham provocado a infestação e aguarda um posicionamento.

Em nota, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) informa que a avenida Alfredo Balena é varrida diariamente. “As calçadas em frente ao Hospital das Clínicas e ao Hospital João XXII são lavadas duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras. A coleta de resíduos domiciliares é feita de segunda-feira a sábado, no período noturno”, diz a nota .

Já a Secretaria Municipal de Saúde esclarece “que mediante notificação relacionada a pombos, o serviço de controle de Zoonoses realiza levantamento da situação ambiental e verificação de possível risco sanitário”.

“São recomendadas, nestes casos, vistorias na área, identificando os pontos que contribuem com a situação em questão (principalmente relacionados à disponibilidade de alimento e abrigo), com a finalidade de propor medidas protetivas, preventivas e educativas. Solicitações de vistorias ou orientações relacionadas à presença de pombos podem ser feitas no Portal de Serviços e no PBH APP”, encerra a nota. 

O post HC-UFMG desinfecta área infestada por piolhos de pombo e bebês retornam à UTI de origem apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.