
Próximas semanas têm tendência a aumentar as ocorrências de incêndios em vegetação
Reprodução/Defesa Civil
Tempo seco, calor e baixa umidade. Essa combinação aumenta a incidência de queimadas e prejudica a saúde, principalmente de quem já tem problemas respiratórios. De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre 1º de julho e 28 de agosto, foram registradas 747 ocorrências de incêndio em vegetação em áreas urbanas e rurais da região de Presidente Prudente (SP), mais da metade do total atendido durante todo o primeiro semestre de 2025, que somou 1.308 atendimentos.
A corporação informou ao g1 que, nas próximas semanas, a tendência é de aumento nos registros de incêndios e pode superar anos anteriores. Em 2024, conforme lembrou o Corpo de Bombeiros, houve um período de pouca chuva no primeiro semestre, o que intensificou as ocorrências antes mesmo do período mais crítico. O ano terminou com 4.207 atendimentos, número 36,1% maior que em 2023, que teve 3.091 ocorrências.
Conforme reforçou o Corpo de Bombeiros, provocar queimadas, além de ser ilegal, causa sérios prejuízos à saúde pública, ao meio ambiente e à segurança da comunidade.
“As queimadas liberam grande quantidade de fumaça e poluentes, que agravam problemas respiratórios, especialmente em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Também colocam em risco a fauna, a flora, destroem áreas produtivas e prejudicam o abastecimento de água, já que a cobertura vegetal tem papel essencial na proteção de nascentes e mananciais. Nas rodovias, a fumaça reduz a visibilidade, aumentando o risco de acidentes graves”, explicou o Corpo de Bombeiros.
Incêndios prejudicam a saúde, além da fauna e flora
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Como prevenir incêndios
Não utilize fogo para limpeza de terrenos, restos de poda ou áreas agrícolas;
Mantenha lotes e terrenos limpos, realizando a roçada da vegetação seca, sem recorrer ao uso de queimadas;
Não jogue bitucas de cigarro em vias públicas, margens de estradas ou áreas de vegetação;
Não solte balões, prática proibida e de alto risco de incêndios;
Realize aceiros em áreas rurais e siga sempre as orientações técnicas dos órgãos ambientais;
Os bombeiros orientam que, ao presenciarem queimadas próximas, as pessoas não tentem combatê-las sozinhas. O fogo pode se alastrar rapidamente e colocar vidas em risco. O correto é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
“O papel da comunidade é fundamental. A prevenção é a melhor forma de evitar que pequenos focos se transformem em grandes incêndios, causando danos irreparáveis”, destacou o Corpo de Bombeiros, informando que estão em estado de atenção máxima durante todo o período de seca, mas que a colaboração da população é indispensável para reduzir os riscos e preservar vidas, patrimônio e o meio ambiente.
Previsão do tempo
A Defesa Civil informou que, neste domingo (31), o interior paulista terá predomínio de sol, tempo seco e baixos índices de umidade, mantendo elevado o risco de incêndios em vegetação.
A região de Presidente Prudente deve ter temperaturas entre 15°C e 30°C.
Região deve ter tempo seco e baixa umidade do ar
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região em g1 Presidente Prudente.