Ataques a ônibus em SP podem ser fruto de desafio da internet, diz vice-governador


Ataques ocorreram durante a madrugada de domingo (29) e, segundo o vice-governador, podem estar ligados a um desafio viral; um homem ficou ferido em Cubatão (SP). Vice-governador de SP, Felício Ramuth, informou que ataques a ônibus podem ser fruto de desafio da internet
Reprodução
O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), afirmou que há uma grande possibilidade de os ataques a transportes coletivos registrados neste fim de semana na Baixada Santista estarem relacionados a um desafio disseminado pela internet. Ao todo, 28 ônibus foram vandalizados, sendo 11 em Santos. Em Cubatão, três ônibus de viagem foram apedrejados, e uma pessoa ficou ferida.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Ramuth informou, durante participação no Jornal Tribuna 1ª Edição, da TV Tribuna, afiliada da Globo, que apurou o caso dos ataques junto ao diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-6), Flávio Ruiz Gastaldi. Segundo ele, portanto, os atos de atos de vandalismo não teriam ligação com ações criminosas organizadas.
“Existe uma grande possibilidade de ter sido fruto de algum desafio de internet”, afirmou o vice-governador. “Não tem uma relação direta com qualquer outro tipo de ocorrência da capital.”
Segundo o vice-governador, o número de boletins de ocorrência formais ainda é muito inferior aos 28 casos mencionados inicialmente, e a Polícia Civil aguarda que as empresas formalizem os registros para dar prosseguimento às investigações.
“Tenho certeza de que a Polícia Civil vai trazer uma resposta efetiva para a população, até para diminuir esse medo, porque são milhares de pessoas utilizando o transporte público diariamente”, reforçou.
Ainda de acordo com Ramuth, não há indícios de que os ataques tenham ocorrido como tentativa de assalto ou represália. “Nada disso estava associado a algum tipo de crime contra ou a uma parada do ônibus para um assalto aos passageiros”.
Apesar disso, o vice-governador lamentou os danos causados ao patrimônio público e reconheceu o temor da população. “A gente lamenta muito ver essa depredação ao patrimônio público”.
Ônibus vandalizados
O transporte coletivo da Baixada Santista foi alvo de vandalismo na madrugada de domingo (29), com 28 ônibus danificados, sendo 11 em Santos. Em Cubatão, três ônibus de viagem foram apedrejados e um homem de 46 anos ficou ferido.
A CET-Santos informou que os veículos danificados foram substituídos por reservas e a frota opera normalmente. O Samu não foi acionado, e a ocorrência ainda não foi formalizada na Polícia Civil, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
O g1 entrou em contato com as nove cidades da Baixada Santista e com as empresas reguladoras de transporte coletivo da região para mais informações sobre os outros 17 ônibus citados pela CET-Santos.
As prefeituras de São Vicente, Bertioga e Peruíbe retornaram à equipe de reportagem e informaram que não tiveram registro de vandalismo nos ônibus. A City Transportes também afirmou não ter tido ocorrências nos veículos municipais de Guarujá.
Segundo a SSP-SP, a Polícia Civil investiga um caso de dano e lesão corporal ocorrida na Rodovia Anchieta, em Cubatão. Quatro indivíduos apedrejaram três ônibus de viagem, deixando um ferido. O caso foi registrado na Delegacia de Cubatão e foram requisitados exames periciais aos veículos danificados.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.